2 de abril de 2020

ALOPECIA

http://www.esteticanatv.com.br

Dr Ademir JR falou sobre a causa e os tratamentos para combater o problema


Por Marisa De Lucia


O Programa Estética na TV do último dia 15 de setembro, apresentado ao vivo por Cristiano dos Santos pela internet na TV Geração Z, trouxe o Dr. Ademir Jr. Medico Dermatologista, tricologista, proprietário da CAECI – Centro de Aperfeiçoamento Educacional e Científico e fundador da Associação de Saúde e Estética Integrativa, para falar sobre Alopecia.


Logo no início da entrevista, Dr. Ademir Jr. fez questão de observar que muitas pessoas associam a Alopecia à calvície, mas isto não é correto, pois se a pessoa tiver falta de pelo na sobrancelha, perda de cílios ou uma falha na barba pode estar com Alopecia em uma dessas regiões do corpo. Ou seja, Alopecia é toda a redução de pelo em alguma área do corpo.


Em relação à queda de cabelos das mulheres, a Alopecia Androgenética Feminina, que é uma variação da calvície masculina, Dr. Ademir Jr comentou que para a mulher o cabelo tem uma questão simbólica, da feminilidade, da beleza, daquilo que representa o feminino, por isso quando a mulher apresenta queda de cabelo, isso afeta não só sua saúde física, mas sua saúde psicoemocional, o que acarreta em ansiedade, problemas com a autoestima e até depressão.


Quanto às causas da Alopecia, Dr. Ademir Jr. explicou que nas mulheres os fatores que interferem nas quedas capilares são as dietas muito rigorosas ou inadequadas, problemas no metabolismo hormonal, menopausa, problemas de saúde como inflamações na tireóide, menopausa, calvície genética, ou seja, hereditária e o stress da vida moderna que, para ele, é o fator principal da queda de cabelos das mulheres. Já nos homens, a principal causa de Alopecia é a calvície genética, mas se este homem tiver problemas de saúde, stress ou fizer dietas inadequadas, ele também poderá ter queda de cabelo por esses motivos.


No segundo bloco do programa, Cristiano perguntou se os vícios podem causar queda de cabelo. Segundo Dr. Ademir Jr., existem estudos que comprovam que fumar pode acarretar queda de cabelo, pois o cigarro aumenta a produção de radicais livres no corpo que podem interferir na saúde do couro cabeludo. Neste caso, explicou o doutor, não se trata de uma causa isolada de queda de cabelo, mas uma causa coadjuvante. “Não só o cigarro, mas o álcool, o sono comprometido e as drogas ilícitas promovem o alavancamento da queda de cabelo”.


Quanto aos shampoos para queda de cabelo, Dr. Ademir comentou a conversa que teve com o médico suíço Ralf Trüeb, que lhe deu uma série de motivos para crer que não funcionam como, por exemplo, que o tempo que o shampoo fica em contato com o couro cabeludo é muito pequeno e que o produto é diluído em água, por isso, muitos dos ativos ficam na fibra do cabelo e não tanto em contato com o couro cabeludo. “A pessoa que usar o shampoo vai ter muito mais resultado na queda de cabelo por quebra por agentes agressores como sol e excesso de química, entre outros, do que pela queda que é proveniente da raiz”, observou.


Finalizando a entrevista, Dr. Ademir falou dos tratamentos utilizados hoje que são eficazes para combater a Alopecia como as Microcorrentes, que têm impacto no controle bacteriano e no controle inflamatório; as ferramentas com luz, que são o laser de baixa potência, o LED e a luz infravermelha, utilizadas no controle inflamatório e no crescimento capilar; e das técnicas do Microagulhamento, que podem ser usadas não só no tratamento capilar, mas também na estética corporal e facial, além de cosméticos e óleos aplicados com técnicas manuais que, de alguma maneira, podem ter um impacto no couro cabeludo reduzindo o risco de queda de cabelo.


Dr. Ademir Jr. é autor dos livros “Queda Capilar e a Ciência dos Cabelos” e “Como vencer a queda capilar”.
Para fazer o download gratuito do livro “Queda Capilar e a Ciência dos Cabelos”, basta acessar o site da Clínica: www.ademirjr.com.br


Para informações sobre cursos acesse o site: www.caeci.com.br
Assista à entrevista na íntegra, acessando:
https://www.youtube.com/watch?v=PfFBM…

Estética na TV

View all posts

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This