6 de abril de 2020
A convidada Professora Andréa Oliveira apresentou o livro De Esteticista para Esteticista no Programa Estética na TV

Livro De Esteticista para Esteticista é apresentado no Programa Estética na TV

Que traz protocolos de tratamentos e dicas para profissionais da área

Por Marisa De Lucia

O Programa Estética na TV do último dia 3 de novembro, apresentado ao vivo por Cristiano dos Santos no site www.esteticanatv.com.br, trouxe a designer estética Andréa Oliveira, professora da FAMESP, da FMU e da UFBC, para falar de seu livro De Esteticista para Esteticista.

A ideia de escrever o livro, segundo Andréa, surgiu a partir de pedidos de seus alunos para que fizesse um livro, onde tivesse protocolos de tratamentos e também trouxesse dicas para os esteticistas, daí o nome De Esteticista para Esteticista. Seu público-alvo são os profissionais de estética, estudantes e esteticistas recém-formados que encontram dificuldade na profissão.

Apresentação do livro Esteticista para Esteticista
Apresentação do livro Esteticista para Esteticista

Andréa Oliveira começou sua vida profissional como publicitária, daí até a facilidade que teve para escrever o livro, aliás, juntamente com o editor que foi seu professor de Redação Publicitária Paulo Tadeu, proprietário da Editora Matrix. Quanto à área da Estética, ela já está atuando como esteticista há 15 anos e como docente há 9 anos, lecionando também para cursos de Pós-Graduação. “Espero que este livro seja bastante útil para as pessoas e que dê longevidade a meu trabalho”, comentou.

Quanto ao tempo e o trabalho para fazer um livro, Andréa comentou que para fazer seu primeiro livro, um livro didático feito com companheiros da Famesp, ela levou aproximadamente 9 meses. Já este livro, De Esteticista para Esteticista, ela fez em tempo recorde. Aproveitou suas férias e todos os dias estava em frente ao computador, muitas vezes tinhas ideias de madrugada. Mas, ainda, assim, ela diz que é uma dedicação que vale a pena.

O conteúdo principal do livro são os protocolos de tratamentos para o dia a dia, que vão desde limpeza de pele, peelings, estrias, pós-operatórios, sugestões para tratamento capilar, atendimento para gestantes, enfim, trata-se de um livro bem amplo.

Importância do visual do livro

Com relação à diagramação e ilustração do livro, que Cristiano elogiou bastante ao apresentar para os internautas que estavam assistindo ao programa, Andréa falou da importância de procurar um profissional que entende bem de edição, diagramação, pois com o livro você está vendendo teu trabalho e tua imagem.

“Ainda mais que a área da Estética é visual, quando um cliente te procura ele quer melhorar sua aparência. Tanto que no livro falo da importância do visual desde seu cartão de visita, a decoração e higiene da clínica, enfim, trago várias dicas para que a pessoa possa fazer um bom atendimento desde o início, desde a recepção, do atendimento, do local de trabalho, dos produtos que são apresentados, dos equipamentos que vão ser utilizados”, disse ela.

No capítulo sobre hidratação cutânea, por exemplo, Andréa Oliveira começa dizendo que pele hidratada é pele feliz e colocou a frase que costuma usar muito, que é “de dia hidrata, de noite trata”, ou seja, ela fala da importância de limpar e hidratar a pele diariamente, a importância de usar filtro solar e bons produtos. E trata também a questão dos equipamentos utilizados para os tratamentos, que devem estar regulamentados pela Anvisa, entre outras questões importantes como do esteticista se inteirar sobre como sua cliente trata de sua pele em casa, pois é um fator muito importante e que interfere significativamente no tratamento.
Idade ideal para começar a tratar a pele.

Andréa Oliveira comenta também no livro De Esteticista para Esteticista sobre a idade em que se deve começar a tratar da pele. Segundo ela, as mulheres costumam só tratar a pele depois dos 30, mas, na verdade, a pele já está em processo de envelhecimento desde que nascemos. Daí a importância de se tomar certos cuidados diários e até mesmo usar bons cosméticos para evitar que mais tarde você tenha que fazer botox, um laser mais agressivo ou uma cirurgia plástica.

No que diz respeito a peelings, Andréa dá uma verdadeira aula no livro, uma vez que, além de ser especialista no assunto, também dá aulas sobre peelings. Ela explicou que tem muita gente que pensa que o peeling é feito só quando há manchas na pele ou, ainda, que não dá para ser feito no Verão. E não é nada disso, tem peelings que podem ser feitos no Verão sem nenhum problema e dão um resultado fantástico. O que deve ser observado, segundo ela, é o que a cliente está usando em casa. Se ela estiver usando um ácido retinóico, por exemplo, pode dar uma reação alérgica.

Andréa também traz em seu livro De Esteticista para Esteticista alguns princípios ativos, pois acredita que o cosmético é fundamental para a esteticista, e explica como fazer uma avaliação da pele para saber que tipos de cosmético utilizar e como utilizar em cada tipo de pele.

Livro De Esteticista para Esteticista
Apresentação do livro De Esteticista para Esteticista

Diferenças entre os vários tipos de Peelings

Outra explicação dada por Andréa é relação às diferenças entre os peelings. Peeling, segundo ela, é o que esfolia. O peeling físico é o que esfolia promovendo um atrito para retirar as células mortas; o peeling químico é o feito com ácidos que vão clarear, afinar ou hidratar e promover a renovação celular da pele. Já os peelings enzimáticos são feitos com substâncias e os peelings mecânicos são feitos com o uso de equipamentos. E, segundo ela, dependendo do caso dá para fazer a associação deles.

Os internautas mandaram bastante perguntas para Andréa, entre elas, se dá para fazer peeling quando a pessoa tem espinhas na pele, ao que ela respondeu que é necessário tratar a pele antes, principalmente, se a pele estiver inflamada. Sobre qual o peeling mais indicado para peles negras, ela disse que um dos melhores é o peeling mandélico, mas que dá para fazer outros, desde que esteja especificado que pode ser usado em peles negras ou que se altere o ph dos produtos utilizados.

Ao aconselhar quem quer ingressar no mundo da estética, a pedido de uma internauta, Andréa disse que, em primeiro lugar, é necessário procurar uma boa Escola para fazer um bom curso e, dependendo do objetivo uma faculdade, e estar sempre se especializando. Isto, segundo ela, porque é necessário estudar Anatomia, Fisiologia, Cosmetologia, Microbiologia, uma infinidade de matérias com aulas práticas. “Nunca dá para começar um trabalho apenas com cursos rápido. Estes só são bons para quem já trabalha com estética e busca se aperfeiçoar”, observou.

Óleos essenciais e protocolos de tratamentos

Andréa fala também em seu livro sobre a utilização dos óleos essenciais. Os óleos cítricos são usados para o couro cabeludo, para ativar a circulação sanguínea, e no corpo também. pois quando você melhora a circulação, você melhora a celulite. Aliás, para celulite, Andréa falou que existe uma infinidade de óleos, como o óleo de melaleuca que é usado também para acne, afta, cicatrização de cortes e até mesmo na limpeza de pele com argila para finalizar um protocolo, entre outras inúmeras aplicações.

Para o tratamento de gordura localizada, ela cita em seu livro De Esteticista para Esteticista a eletrolipólise que traz um resultado muito bom. Para a flacidez, ela traz alguns protocolos como o de radiofrequência, segundo ela, um dos melhores dependendo do que se pretende com o tratamento.

Quanto às estrias, Andréa disse que é o que ela mais gosta de tratar porque traz resultados muito bons. Segundo ela, são utilizados cosméticos, peelings, e técnicas de microagulhamento, entre outras, dependendo do caso de cada cliente. Ela falou, também, do ultrassom que é utilizado como carro-chefe nos tratamentos. “Em casa, a pessoa pode fazer uso de produtos à base de colágeno ou o óleo mosqueta, que não vão curar a estria, que é uma cicatriz, mas ameniza muito”, comentou.

O livro De Esteticista para Esteticista traz também alguns tratamentos faciais específicos, ou seja, para gestantes, para tratar rosácea, acne, pós-operatórios e, ainda, tratamentos para o bem-estar do cliente como as terapias de relaxamento, onde são utilizadas velas, conchas, bambu, a aromaterapia e vários tipos de massagens como com pedras, toalhas quentes etc.

Finalizando a entrevista, Andréa disse que o mais importante é o toque do esteticista, ou seja, o que ele vai fazer a mais para agregar naquele tratamento. “Este é o diferencial do esteticista, não só seguir protocolos prontos, mas também criar os nossos, mas para isso tem que ter bastante conhecimento”, concluiu.

O livro pode ser adquirido pelo site da Editora Matrix no endereço: www.editoramatrix.com.br e, em breve, nas livrarias da Saraiva, Cultura, Leitura, Travessa e Martins Fontes, onde foi feito o lançamento no dia 7 de novembro.

Para entrar em contato com Andréa, envie e-mail para andrea.olive@uol.com.br ou telefone para: (11) 3868-2863.

Estética na TV

View all posts

1 comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Esse é um livro sensacional que indico para todos os profissionais de Estética. A professora Andréa atua há muitos anos e é muito querida entre seus alunos, tanto é que escreveu esse livro a pedidos dos mesmos. Incentive a prática acadêmica comprando o livro. Está nas suas mãos fazer o seu mercado evoluir.

    Para comprar o livro acesse http://www.matrixeditora.com.br

    Assista o Programa Estética na TV: http://esteticaenespana.es

Pin It on Pinterest

Share This