3 de abril de 2020

Cristiano dos Santos, Apresentador do Programa Estética na TV, palestrou no 1° Simpósio de Estética da Faculdade FMU em São Paulo.

Convidado pela Professora Elaine del Valle, Cristiano dos Santos ministrou a palestra com o Titulo: Estética começa com Ética para alunas do Curso de estética e Cosmética da Faculdade Metropolitanas Unidas do Grupo  Laureate, um dos maiores grupos internacionais de universidades do mundo, com mais de 75 instituições de ensino, em 30 países.

Cristiano iniciou sua palestra mencionando 3 Histórias recentes de falta de ética no mercado Profissional de estética: Venda de serviços com valores irrisórios sendo divulgado em grupos no facebook criados única e exclusivamente para discussão de assuntos técnicos, vídeos propagados no youtube ensinando o cliente usar em casa, produtos de uso exclusivo de profissional, entre outras barbaridades que já estamos acostumados a ver no nosso dia a dia.

É importante combatermos tais pratica, principalmente educando o cliente sobre o que é certo e o que é errado no mercado de estética, diz Cristiano.

Continuando a apresentação, a Ética foi dividida em 3 Partes

Parte 1 – Ética com Você

Cristiano questiona o motivo da sua escolha, perguntando: Você realmente Gosta do que Faz? OU você acha que é fácil ganhar dinheiro nesta Profissão? Essa é a profissão do amor é só prevalecerá quem realmente amar a Estética, amar ajudar as pessoas a se reencontrarem através da autoestima.

Não é Ético com você, fazer algo que você não goste de fazer na vida, tendo a  ilusão de que você vai ganhar dinheiro com aquilo, e mesmo que ganhe, passará o resto da vida comemorando as sextas, os feriados e reclamando das segundas-feiras.

Parte 2 – Ética com o Cliente

Para conseguir atender com preços tão baixos, algumas clinicas enganam seu cliente, com aparelhos sem registro, onde sua integridade física é colocada em perigo contratam “profissionais sem a devida qualificação”, compram cosméticos que não cumprem com o objetivo determinado na venda do tratamento, sem falar falta de compromisso por parte do profissional com os resultados, ausência da anamnese ou ficha de avaliação no tratamento do cliente, entre outras coisas que acontecem . É preciso ter ética e somente irá sobreviver no mercado, empresas serias e comprometidos com a ética e com o seu cliente.

Parte 3 –  Ética com o Mercado

Você faz parte de um mercado, o mercado de estética, e cada ação que você toma que prejudica o seu mercado é a si que você está prejudicando. Devemos pensar no todo e não no Próprio umbigo. Muitos profissionais compram aparelho em registro, desestimulando a indústria a produzir ainda mais tecnologia, compram em feira e desprestigiam o seu distribuidor, fazendo com o que o mesmo invista menos em serviços que atendam os profissionais de estética, pois há pessoas que só visualizam preço e não o valor agregado, não cumprem com horários e prejudicam os demais colegas em cursos e eventos, isso quando não faltam depois de ter agendado e acaba tirando a vaga de alguém que tem um real interesse em aprender.

Enfim, aqui é só um resumo daquilo que foi dito na palestra, o certo é que cada vez mais necessitamos ser éticos e profissionais no sentido literal da palavra, pois somente se consolidarão no mercado profissionais que estiverem atento não só as questões técnicas, mas também em cumprir com tudo o que ele se propôs a fazer em todos os seus aspectos.

 

Estética na TV

View all posts

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This