27 de fevereiro de 2020
Neste programa você irá aprender o que é a massagem crio lifting facial, qual é o seu objetivo, em que a massagem crio lifting está baseada, quais são as suas indicações, quais são as associações possíveis, qual o público alvo dessa técnica.

Criolifting Facial

Neste programa você irá aprender o que é a massagem crio lifting facial, qual é o seu objetivo, em que a massagem crio lifting está baseada, quais são as suas indicações, quais são as associações possíveis, qual o público alvo dessa técnica.

Cristiano dos Santos – É isso aí pessoal, você vai saber tudo hoje sobre a técnica de crio lifting facial. Então, eu quero apresentar a minha convidada, Fabíola Fortunato, ela que é professora da Anhembi Morumbi, trabalha lá dando aula e também tem o curso de crio lifting facial, não é isso?

Fabíola – Isso mesmo. Boa noite, boa noite a todos, primeiro eu queria agradecer a oportunidade de vir aqui trazer a nossa técnica inovadora e também parabenizá-lo pelo espaço, pela oportunidade de as pessoas virem trazer inovações e agregar o nosso mundo da estética.

Cristiano dos Santos – E tem prática hoje?

Fabíola – Tem prática, tem prática sim.

Cristiano dos Santos – Tem prática. Então, fazia tempo que não tínhamos prática, teremos hoje prática de crio lifting facial e vocês vão conhecer um pouquinho daqui a pouco, mas antes vamos falar um pouco sobre a técnica.

Fabíola – Sim.

Cristiano dos Santos – Não é isso? Vamos falar um pouco da teoria para no segundo bloco a gente ir para a prática. O que é o crio lifting facial?

Fabíola – Bom, o crio lifting facial é na verdade uma massagem, uma sequência de massagem com outros recursos associados e ele foi desenvolvido por mim e pela professora Margareth Feres, que é onde nós tínhamos a necessidade de englobar uma técnica que atuasse tanto na pele, nas alterações do envelhecimento, mas também a nível muscular porque a gente percebia que os equipamentos dos cosméticos eles atuavam principalmente na parte da pele. E a gente sabe que o envelhecimento facial, onde a gente observa as rugas de expressão, perda de contorno facial, além de pele ela é sustentada pela musculatura. Então, o crio lifting veio para englobar toda essas alterações do envelhecimento facial.

Cristiano dos Santos – E como que surgiu, foi uma interação sua com a Margareth?

Fabíola – Isso.

Cristiano dos Santos – Conta um pouquinho da história.

Fabíola – É, além de parceiras na universidade, nós somos amigas e nós associamos mesmo um pouquinho do conhecimento que uma tinha em massagem, a outra tinha mais na reabilitação e nós nos embasamos principalmente em uma pessoa chamada Margareth Wood, que ela na década de 1950, ela utilizava o frio para reabilitar as pessoas com alteração  neurológica, principalmente com os músculos flácidos, então ela usou o frio para favorecer o fortalecimento muscular. Então, nós associamos o que nós conhecíamos da técnica de massagem com os benefícios do frio e ainda assim nós utilizamos os vetores cosméticos que são fixadores também da postura da parte que nós conseguimos com a massagem e com o crio. Fizemos um teste, outro teste, nós fomos sentindo umas nas outras e vimos que os resultados eles vêm já na primeira sessão, então as clientes gostam muito, é visível, eles podem ser aplicados tanto em homem quanto em mulher e o sensorial de lifting é muito grande já na primeira sessão. E tudo obviamente embasado cientificamente, então começamos a estudar profundamente, nós temos grupos de pesquisa na universidade que fazem parte desse estudo do crio lifting, mas a gente tem excelente resultados.

Cristiano dos Santos – Agora, como que o frio é inserido aí dentro da massagem, de que forma?

Fabíola – Tá. O crio lifting facial na verdade nós fazemos um protocolo, ele pode ser colocado dentro de uma revitalização facial e nós inicialmente, iniciamos a massagem com 02 etapas. Então, a primeira etapa da massagem nós temos o objetivo principalmente de relaxar a musculatura, promover um alongamento porque a face, o que acontece, nós utilizamos muito a musculatura, todos os dias, todas as expressões, mas nós não alongamos, nós não trabalhamos no sentido de gerar um lifting, então inicialmente nós trabalhamos a parte de relaxamento muscular e logo em seguida nós fazemos uma segunda etapa da massagem para promover o lifting. Em seguida, nós entramos com a aplicação de globos gelados sobre os músculos que…

Cristiano dos Santos – O que seria os glóbulos gelados?

Fabíola – Os globos gelados são as esferas que nós temos na estética.

Cristiano dos Santos – Ah, as esferinhas bonitinhas.

Fabíola – Isso. As pequenas, porque os músculos da face são músculos pequenos e nós aplicamos sobre esses músculos que são afetados principalmente com a flacidez muscular da face. Então, Margareth Wood que foi quem preconizou a técnica na década de 1950, ela fala que para a gente ter o objetivo de aumentar o tônus muscular o frio precisa ser aplicado em varredura, nós podemos também ter o benefício com massagem ou com escovação, na nossa técnica nós utilizamos a varredura com esses globos gelados que são imersos no gelo. Em seguida ainda nós aplicamos cosméticos que vão fixar principalmente esses músculos que nós trabalhamos para favorecer o lifting facial.

Cristiano dos Santos – E então, os globulos gelados são desconfortáveis?

Fabíola – Não são desconfortáveis, não é aquele frio desconfortável que a pessoa não aguente, e são varreduras, ou seja, a aplicação é rápida, então o desconforto do frio é muito pequeno. Na verdade, os clientes até gostam porque a parte da massagem é muito relaxante.

Cristiano dos Santos – Para que idade é indicado?

Fabíola – O protocolo do crio lifting ele pode ser preventivo, então a partir de 25 anos já pode estar fazendo ou quem apresentar sinais do envelhecimento já pode fazer também.

Cristiano dos Santos – A nossa modelo, ela não tem ruga ainda.

Fabíola – A nossa modelo tem uma pele maravilhosa, vocês vão ver, então a gente não conseguiu demonstrar os grandes efeitos.

Cristiano dos Santos – Não conseguimos arrumar uma modelo de terceira idade, vamos para uma modelo mais nova também.

Fabíola – Mas também pode ser indicado para as pessoas que já tem uma flacidez significativa, a partir de 40, 60 anos, nós só precisamos observar as contraindicações que toda a técnica tem.

Cristiano dos Santos – Tem contraindicação?

Fabíola – Tem, como toda técnica tem suas contraindicações.

Cristiano dos Santos – Ah tem?

Fabíola – Tem, tem contraindicações. Então, como nós temos uma parte de massagem manual as contraindicações são as mesmas de todas as massagens, então, hipertensão ou hipotensão descompensado, gestação, diabetes descompensado, alterações de pele é importante citar, principalmente acne, lesões de pele, que as pessoas que estão com acne, se a gente estimular muito vai aumentar a oleosidade, aí ela vai ter uma piora do quadro, então para as pessoas que tem acne, trate o acne primeiro, controla bem a glândula sebácea, aí sim depois nós podemos aplicar. E principalmente as contraindicações relacionadas ao frio, então para quem tem sinusite crônica, para não ter aquela sensibilidade e alterações de sensibilidade geral, tem pessoas que tem hipersensibilidade ao frio, então não consegue receber, acha muito desconfortável, e outras pessoas que tem hiposensibilidade, são as principais contraindicações da técnica.

Cristiano dos Santos – Para os efeitos serem duradouros tem que fazer sempre, tem que ter uma sequência legal?

Fabíola – Sim, para os efeitos serem duradouros é como qualquer técnica de estética, é como um exercício físico, principalmente pensando que a gente está estimulando a musculatura, eu sempre tenho que ter um estímulo, mas nós indicamos uma sequência de 10 sessões, uma vez por semana e depois as manutenções são mais espaçadas, então eu posso passar a fazer uma sessão a cada 15 dias, faço mais 05 sessões e depois uma sessão mensal. A gente sempre indica uma manutenção, como qualquer outro tratamento, envelhecer infelizmente é um processo que é contínuo, então a gente sempre tem que ter a manutenção.

Cristiano dos Santos – Eu posso fazer também essa técnica?

Fabíola – Claro.

Cristiano dos Santos – Tenho que fazer para ficar mais novo aí.

Fabíola –É indicado para homens e mulheres.

Cristiano dos Santos – Eu estou ficando já meio passado.

Fabíola – Aliás, os homens adoram.

Cristiano dos Santos – Estou igual…

Fabíola – Está nada, está bem.

Cristiano dos Santos – Pode ser associado com algum equipamento? Vamos vender aqui equipamento, a loja de estética tem um monte de equipamento precisando ser vendido, vamos vender. Precisa associar com algum equipamento?

Fabíola – Pode, pode sim. A técnica do crio lifting ela não tem nenhuma restrição de equipamento, a gente só tem uma restrição que seria associar o calor ao mesmo dia do crio lifting.

Cristiano dos Santos – Mas pode, por exemplo, a radiofrequência?

Fabíola – A radiofrequência pode ser no dia seguinte, não no mesmo dia.

Cristiano dos Santos – Ah, no dia seguinte.

Fabíola – No mesmo dia eu posso aplicar qualquer outra técnica com o objetivo de favorecer o tratamento contra o envelhecimento, então, microcorrente seria uma boa, ionização de produtos, a radiofrequência é um recurso excelente, mas aí eu aplico somente um dia após a técnica ou 02 dias, não no mesmo dia, mas tirando isso não tem nenhum tipo de restrição.

Fabíola – Vamos mostrar um pouquinho a técnica, ela é complexa no sentido de área de atuação, então a gente demonstrou somente alguns movimentos, mas ela é aplicada no colo, no pescoço, na face e nós atuamos principalmente em áreas que outras massagens não atuam, então, no couro cabeludo para relaxar principalmente a musculatura que é inserida dentro do couro, nós temos uma parte da massagem que é intrabucal, que a gente não demonstra no vídeo, mas dá para matar um pouquinho da curiosidade.

Cristiano dos Santos – Mas no curso você ensina tudo?

Fabíola – Ah, no curso é inteirinha.

Cristiano dos Santos – É inteiro, tudo?

Fabíola – Tem todas as etapas e tudo.

Cristiano dos Santos – E para fazer curso com você, como é que faz?

Fabíola – Para fazer o curso nós pedimos para entrar em contato com o e-mail contato@fabiolafortunato.com.br e aí nós vamos passar as próximas turmas, as próximas datas, todas as…

Fabíola – E para quem quiser receber a técnica como cliente também, seja bem vindo em nossa clínica também.

 

Protocolo:

Fabíola – A massagem de crio lifting facial ela é aplicada no colo, pescoço e face, inclusive dentro da boca e nós temos o objetivo de tratar as alterações do envelhecimento. Nós iniciamos no colo, pescoço e face, mas aqui eu vou demonstrar somente uma região da face para otimizarmos. Inicialmente nós vamos trabalhar a parte da massagem com o objetivo de promover um relaxamento e um alongamento muscular, com isso eu vou minimizar os efeitos da mímica facial, então nós iniciamos com o movimento de prega aonde eu vou estirar e soltar essa região, nós trabalhamos em toda a face como eu falei, principalmente com uma avaliação prévia, vendo a maior necessidade de cada cliente e assim eu vou otimizar cada região. Essa fase é a fase de alongamento e relaxamento muscular, nós chamamos de desprogramação muscular, a mão que está mais próxima da boca fica fixa e a outra que faz o movimento. A massagem é profunda porque nós atuamos até a musculatura, porém ela não pode causar dor no cliente, a massagem de crio lifting ela é dividida em 03 etapas, a etapa da massagem, que nós estamos fazendo, depois nós entramos com a etapa do estímulo muscular com o crio, com a aplicação do próprio frio e a terceira etapa nós entramos com os vetores cosméticos. Em uma segunda etapa da massagem nós aplicamos um produto, pode ser um creme, algum veículo para deslizamento para nós promovermos a etapa de favorecimento do lifting, então eu aplico o produto para favorecer a aplicação da massagem, nós já observamos uma certa hiperemia na região. E aí eu vou trabalhar sempre de forma obliqua ao cliente e vou promover um movimento no sentido do lifting facial, faço de 05 a 10 repetições em cada linha de lifting. Dessa maneira além de eu trabalhar a musculatura favorecendo o lifting eu já aumento a circulação periférica, aumento a permeação dos princípios ativos que eu posso aplicar antes de iniciar a massagem, melhora a oxigenação periférica da pele e todas as trocas metabólicas. Então, essa foi a primeira etapa do protocolo de crio lifting, protocolo de massagem, incialmente a parte de relaxamento e alongamento e a segunda parte de favorecimento do lifting, a segunda etapa do crio lifting ela segue com a aplicação do frio sobre alguns músculos, os músculos que vão favorecer a elevação, o efeito lifting da face, aqueles que nós observamos uma queda, uma ptose com o passar do tempo, principalmente no terço médio da face. Então, com os globos previamente gelados nós vamos aplicar sobre a região de algumas musculaturas que favoreçam esse lifting, o movimento é de varredura, uma varredura rápida, nós temos uma perda de calor rápido, então eu preciso trocar os globos a cada 05 ou 10 repetições. Nós iniciamos a aplicação com varredura rápida sobre alguns músculos que vão favorecer o efeito lifting, esses globos perdem temperatura rápido, então a cada 05 varreduras eu troco a aplicação desses globos. Nós vamos observando uma certa hiperemia que é o efeito do frio, esse efeito ele vai estimular os receptores sensitivos da pele relacionados ao frio e com isso nós temos um estímulo muscular, uma contração, uma manutenção do tônus muscular com o aumento desse tônus. Após a aplicação do crio lifting nós vamos para a terceira etapa da técnica que é a aplicação dos vetores cosméticos, esses vetores vão favorecer a fixação do movimento que eu fiz previamente na massagem e com as esferas de crio lifting, então nós podemos usar argila ou algum cosmético que tenha alguma tensão, que gere algum efeito plástico na pele, nós vamos aplicar sobre os músculos que nós trabalhamos com as esferas geladas, com o efeito do crio. Nós aplicamos os vetores cosméticos para fixar a posição que nós trabalhamos com os globos gelados e nós utilizamos um ventilador para favorecer a secagem, que a argila principalmente, ela tem um efeito lifting quando está seca, então se nós deixarmos ela secar naturalmente nós vamos aguardar uns 15 a 20 minutinhos e o ventilador pode nos ajudar com essa questão do tempo, a argila a gente vai ver que ela vai começar a ficar esbranquiçada, e a gente só vai remover na hora que ela ficar totalmente branca, que eu tenho certeza que ela está seca, está promovendo o efeito lifting, a gente pode fazer um teste pedindo para o cliente sorrir e ele vai sentir uma dificuldade por conta da tensão do movimento. O efeito lifting do frio da massagem associado aos vetores cosméticos ele é sentido já na primeira sessão e os efeitos vão ser duradouros quando aplicados em uma sequência cosmética de 10 sessões e uma manutenção mensal de uma vez por mês, já que a gente trabalha tanto a pele quanto as estruturas musculares envolvidas no envelhecimento facial. Nós vamos observando a secagem da argila e com isso uma certa tensão, está sentindo? A massagem completa além de ela ser executada no colo, no pescoço e na face, a parte de alongamento e relaxamento muscular nós trabalhamos internamente intrabucal porque nós temos músculos faciais que são acionados mais facilmente pelo interno da boca. Então, nós trabalhamos muito bem a área dos olhos, região frontal, região do couro cabeludo onde esses músculos são inseridos também. A duração dessa massagem é de aproximadamente uma hora, uma e quinze e ela pode ser inserida em um protocolo de revitalização facial, então nós iniciamos com uma higienização, seguida de uma esfoliação física ou química, dependendo do tipo de pele e aí nós iniciamos o protocolo. Importante destacar que na primeira etapa da massagem a pele precisa estar seca, sem nenhum tipo de cosmético para favorecer aquela prega mais profunda e a segunda etapa da massagem, que é o efeito lifting, nós precisamos de um veículo mais oleoso para promover o deslizamento. Os globos, eles são imersos em um gelo, eles precisam ser imersos na hora da aplicação, não pode ser colocado no congelador e eles devem ser pequenos para acionar os músculos da face que são músculos pequenos. Além desses vetores, quando a massagem é feita em toda a região, nós temos o vetor que nós trabalhamos esse músculo, então nós chamamos de vetores cosméticos seletivos, vão trabalhar somente a musculatura necessária, que tem necessidade desse lifting. E nós também podemos trabalhar o músculo frontal, a argila é um excelente cosmético para associar à técnica pelas suas ações remineralizantes e no nosso caso o que a gente mais quer é a ação firmante. Dessa forma, com esses vetores nós trabalhamos o músculo orbicular da boca, risório, zigomático menor e maior, elevador do ângulo da boca e o músculo frontal, que são os principais músculos que acometem a face no sentido de gerar uma flacidez e uma perda do contorno facial, principalmente na região mandibular, aonde nós vamos observando aquela ptose com o passar do tempo ao longo da mandíbula. Ao final da secagem da argila ou de algum produto lifting, nós vamos remover, nós podemos aplicar um cosmético com princípios ativos firmantes e finalizando sempre com o filtro solar, com o protetor solar. Nós aplicamos sempre bilateral, dos 02 lados de forma igual procurando a simetria e sempre vamos avaliar também a necessidade de cada cliente, avaliar o grau de flacidez, as rugas de expressão de cada cliente, sem… É então, aí você melhora, olha, reidratar a argila sempre e se você for arrastar ela seca aí você tem dificuldade para remover, e depois você arrasta.

Cristiano dos Santos – “Até que idade?”, tem limite de idade ou não, qualquer idade?

Fabíola – Não, não tem limite, né, obedecendo as contraindicações que nós mencionamos, a pessoa de muita idade, a partir de 70, 80 anos, ela tem a pele um pouco fina, então ela é mais sensível, então a gente precisa tomar cuidado e principalmente com as doenças associadas, mas se estiver tudo ok , com a saúde em dia, não tem problema nenhum.

Cristiano dos Santos – Considerações finais, Fabíola, o que tem para falar sobre as imagens que acabamos de ver.

Fabíola – As considerações finais é que a gente sempre pensa em trazer um protocolo inovador, um protocolo que tenha um embasamento científico realmente e quem quiser até como voluntário participar das nossas pesquisas, nós temos os nossos grupos na universidade, é só entrar em contato comigo.

Cristiano dos Santos – Agora eu queria mostrar a sua clínica, que a gente prometeu.

Fabíola – Ah, por favor.

Cristiano dos Santos – Vamos mostras as fotos aí, as imagens. Por favor, Paulo, coloca as imagens na tela. Olha, que clínica chique. É caro tratar lá, fazer um tratamento lá?

Fabíola – Não, não é caro, né. A gente trabalha com avaliações, as avaliações são gratuitas, quem quiser pode entrar em contato, a gente faz um trabalho muito personalizado, a clínica é pequena para atender muito bem aos nossos clientes, então, é um tratamento realmente personalizado para cada cliente e são cuidados com muito carinho, é isso que a gente tenta passar, eu e a nossa equipe.

Cristiano dos Santos – É, isso é importante.

Fabíola – Isso é importante.

Cristiano dos Santos – Isso é muito bacana. Olha, eu queria agradecer, o pessoal agora que nos assistiu hoje e a você Fabiola por ter vindo em nosso programa.

Fabíola – Obrigada, imagina.

Cristiano dos Santos – A sua presença aqui no programa foi sensacional e fazia tempo que a gente não tinha uma demonstração prática.

Fabíola – É, verdade.

Cristiano dos Santos – Eu estava sentindo até falta e graças a Deus hoje conseguimos fazer, foi muito bacana, o pessoal gostou aqui, participou em massa. Muito obrigado pela participação de vocês. E repita seus contatos, o merchan é tudo, você tem que deixar para o pessoal fazer cursos com você.

Fabíola – Bom, quanto aos cursos, o e-mail é contato@fabiolafortunato.com.br, nós em breve vamos postar toda a programação do segundo semestre. Geralmente são feitos aos sábados ou domingos de acordo com a necessidade dos nossos alunos e da clínica onde eu atendo os meus clientes o telefone é 3262-2983. Então, quem se interessar e quiser receber a massagem crio lifting ou qualquer outro tratamento estético, será muito bem vindo.

Fabíola – O Facebook é Fabíola Fortunato, o instagram é @esteticaffortunato, onde a gente posta principalmente as novidades que eu trago para a clínica.

Cristiano dos Santos – Um grande abraço e até a próxima semana com mais um Programa Estética na TV, até lá.

 

Assista em: https://www.youtube.com/watch?v=MEgM_O_mvEc

 

 

 

 

 

 

 

 

Estética na TV

View all posts

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This