Cadastre seu E-mail e receba nossas novidades

    AULA DE ARGILAS APLICADA A ESTÉTICA: COMO USAR, BENEFÍCIOS, TIPOS, TRATAMENTO DETOX E MAIS

    In this video

    Como usar argila na Estética

    Mulher feliz com argila vermelha no rosto em tratamento de estetica facial
    Argila Vermelha

    Olá colega esteticista, profissional terapeuta da beleza. Vamos falar sobre como usar a argila na estética. Vamos Falar das propriedades, benefícios, procedimentos estéticos que podem ser realizados com argilaterapia.

    Eu estudo sobre argila há  praticamente há mais de 35 anos. Você sabe que nós somos argila, verdade? Quando você faz um exame de sangue e analisa o resultado, está lá a concentração de Ferro, potássio, zinco, cálcio, todos os oligoelementos que contém também nas argilas, todos esses oligoelementos, nós temos na nossa corrente sanguínea, por isso nós somos altamente bio-disponíveis a todos os protocolos integrais de argila.

    Toda argila é rica em vários oligoelementos e o grande diferencial não é a cor como muitos acreditam, pois, para adquirir determinada cor, algumas de procedência duvidosa até são adulteradas por corantes. 

    Na verdade, nenhuma argila deveria ter corante, pois ela é retirada  da natureza com sua cor correspondente e o corante não irá influenciar em nada, além de enganar o consumidor deste produto.

    Existem ao total 10 tipos de argila  e nos meus três últimos livros, A dúvida era tanta sobre argiloterapia que eu tive que colocar nessas três edições, um capítulo de argiloterapia, sendo o único assunto que eu repeti, justamente a pedidos das colegas esteticistas.

    O uso argila é realmente uma das grande dúvidas e saber trablhar com ela é um grande diferencial do profissional que trabalha com estética e beleza,  porque com o uso da argilana estética você tem um resultado rápido, praticamente imediato, e é um produto que é totalmente natural e como já disse anteriormente, biodisponível. Não há praticamente contra indicações e todo mundo pode usar, inclusive crianças, pessoas da terceira idade, etc.

    Processo de purificação da Argila

    Antes de se tornar um produto comercializável pela industria de beleza esse produto extraído da nossa terra, vai passar por um processo, sendo purificada varias vezes para tirar dela, as pedras, os coliforme fecais, impurezas diversas e Depois de ser microbiologicamente purificada várias vezes, são colocadas em estufas em temperaturas bem elevadas, para assim matar todas as bactérias e as impurezas dessa argila. Podem também passar por um processo de esterilização por raios Gamas.

    Por isso eu digo que as vezes comprar argila barata, pode ser um sinal de produto de má qualidade, porque todo esse processo encarece um pouco o produto final e  eu costumo dizer que tem que tomar muito cuidado,  porque  se você não conhece o fabricante, o responsável farmacêutico pelo produto, se é registrado na Anvisa, etc, você pode estar comprando um produto que além de não fazer efeito, pode prejudicar a sua cliente. Então muito cuidado quando você comprar argila, ok?

    Anvisa tem como finalidade promover a proteção da saúde da população, intervindo no uso inadequado de certas substâncias por meio do controle sanitário de produção e consumo em diversos produtos e serviços, como remédios, alimentos, cosméticos, derivados do tabaco e até mesmo sangue.


    As argilas existem há muitissimos anos, desde os tempos da antiguidade, e os índios já usavam argila para tudo, inclusive para picada de cobra, escorpião, para cicatrização, para Regeneração e muitos Outros tratamentos.

    Composição das Argilas


    Então de quais substancias  a argila é rica? Ela é rica em potássio, magnésio zinco, manganês, lítio, fósforo, boro, selênio, silício, Níquel e entre  todos esses oligoelementos eu gostaria de destacar dois deles:  magnésio e o silício.

    O silício é um poderoso condutor, abre caminho e leva com ele, os outros oligoelementos. Como nós temos muito silício em nossa corrente sanguínea, ele acaba participando da síntese de colágeno e tem um efeito Muito bom, principalmente para melhorar o nosso sistema imunológico, por isso que a gente pode usar argila com quase tudo. Eu posso usar argila com chá, com loções tônicas, claro,  com o mínimo de álcool possível na sua composição. Posso usar  também vinhoterapia, água de coco, água deionizada, etc

    O sucesso do tratamento com argila está justamente no nível de conhecimento de cada profissional para saber diferenciar o seu trabalho. e obter os melhores resultados em seus tratamentos de estética.

    Vamos agora falar sobre os tipos de argilas mais comuns

    Tipos de Argilas

    Mulher feliz com argila branca no rosto em tratamento de estetica facial
    Argila Branca

    Argila Branca

    É a mais pura e que é mais usada, principalmente pela área da medicina.

    A Argila branca é de todas, a mais rica em substâncias clareadoras porque ele é riquíssima em caule, e o caule tira a oleosidade, absorve gorduras, impurezas da pele. O silício e também o enxofre contido na argila branca tem alto poder cicatrizante e regenerador, por isso que é muito utilizada em tratamentos de acne, foliculite, dermatite, psoríase, etc.

    Muitas profissionais usam essa argila na estética, principalmente em tratamentos de tricologia e Terapia capilar usa a argila branca em tratamentos de caspa, seborreia no couro cabeludo, oleosidade excessiva.

    Na podologia se usa em micoses, unheira, rachadura em peles.

    É ótimo em peles extremamente manchadas, para quem faz muito epilação e as vezes pegam clientes com manchas nas axilas, virilhas oxidadas e manchadas. Esse tipo de argila é  excelente para tratamento de clareamento de axila e virilha, e se pode potencializar o resultado do tratamento com chás calmantes de camomila, chá de hortelã, que ajudam principalmente na ação de refrescancia.

    A argila branca é usada também no pré e pós-operatório de qualquer tipo de cirurgia.

     

    Argila da Amazonia

    Temos a argila da Amazônia que é uma argila muito rica, retirada justamente dos açudes do rio Amazônia, tendo a função de regeneração e cicatrização mais intensiva. Ela possui a função de eliminar toxinas da superfície da pele e é indicada até para uma limpeza de pele profunda, com a remoção de toxinas e impurezas faciais.  A Argila da Amazonia faz uma leve esfoliação, porque a argila é um peeling natural que faz uma remoção eficiente de todas as impurezas contidas na pele, pois faz um arraste, abrindo caminho para os protocolos de anti-envelhecimento e principalmente para aquela pessoa que está com manchas senis, manchas do tempo, podendo ser usado em protocolos também de tratamentos de regeneração de mancha.

     

    Argila Rosa

    Argila rosa é riquíssima em ferro, cálcio, zinco, potássio, etc. Ela fortalece as fibras de colágeno, ajuda no anti-envelhecimento, para aquela pessoa que já passou dos 30 anos que começou com sinais do tempo na área orbicular dos olhos, sublabial acentuado, é excelente para queda de cabelo, alopecia difusa, alopecia areata, alopecia traumática, e todos os tipos de alopecia, Ótima para quem está fazendo tratamento com quimioterapia e radioterapia.

    No corpo, é ótimo para flacidez, e você associar com uma loção crioterápica para fazer uma bandagem redutora que é o que se chama de argilo crioterapia. No trabalho da flacidez, da ptose tissular argila rosa é fantástico justamente porque é que tem mais concentração de Ferro, cálcio, zinco e potássio.

    Ela é uma argila que é para peles cansadas sem vida porque ela vitaliza essa pele, ela melhorara a circulação periférica, ela é excelente também para aquelas pessoas de peles sensíveis com telangiectasia, com Rosácea, pois é altamente suavizante e promove um anti envelhecimento cutâneo, um spa lifting facial, ou biolifting facial e melhorará toda vitalidade e oxigenação.

    Argila Verde

    A argila verde que é uma das mais conhecidas. É uma das mais pesadas, pois trata-se de uma macromolécula, É o que chamamos de uma argila faxineira, ela é altamente desintoxicante, porque ela é riquíssima em silício e magnésio, sendo o silício um condutor e o magnésio o faxineiro que vai fazer a remoção dessas impurezas e uma  limpeza profunda da pele.  É ótima para aquela pele grossa, áspera, queratolítica que chamamos de uma pele asfíctica.

    Ela também e interessantíssima para fazer um debridamento facial, quebrar a queratina dura que embrutece a pele, que deixa ela grossa, áspera, e a argila verde é excelente também para pessoas fumantes, pois como ela tem efeito detox, acaba eliminando as toxinas empreganadas na pele da pessoa.

    Quem trabalha com argila verde no rosto não deve ultrapassar 15 minutos, porque como ela tem muito silício e magnésio, ela seca e começa a ter ação tensora ativa, no qual pode dependendo da pele, ficar um pouquinho vermelha, hiperêmica e pode acabar deixando a pele bem sensível, então o ideal é no máximo 15 minutos  e quando começar a secar, tem que retirar Imediatamente. 

    Como usar a argila verde na estética?

    Para Dissolver uma colher de sopa de argila verde eu preciso de duas colheres de sopa de loção, ou do chá, diferente da maioria das argilas onde a proporcao é 1 pra 1. Há só dois tipos de argilas que são macromoléculas: a verde e a preta, que é chamada de Argila negra.

    No corpo eu posso usar junto com a argila verde, uma loção indutora, que tenha substâncias e princípios ativos ativadores, oxigenantes, menos produtos que tenham princípios ativos como o nicotinato de metila. Posso usar gengibre, Pimenta Caiena, cravo, canela, princípios ativos que vão estimular o efeito oxigenante e potencializar a redução de medidas.

    No caso no couro cabeludo eu posso também fazer uma mescla com chá verde ou chá de oliveira, ou fazer um processo da vinhoterapia,  gerando um  efeito detox ede  fortalecimento, porque o vinho é rico em polifenois, bioflavonoides, fito-hormônio, então ele promove justamente uma potencialização dos oligoelementos da argila e vai melhorar a vitalidade do couro cabeludo.

    E na pele, eu posso misturar com uma loção, posso misturar com uma água potencializada e também posso misturar com vinho tinto Seco. Qual é melhor vinho para misturar nas argilas? De preferência sempre o vinho tinto seco e a uva Cabernet Sauvignon. Foi feito uma pesquisa e a melhor uva para se usar em tratamentos e protocolos faciais, corporais e capilares é a Cabernet Sauvignon. Esse tipo de uva ajuda principalmente na ação oxigenante, estimula a serotonina que é o hormônio da Felicidade.

    Quem faz muita química no cabelo, escova progressiva, relaxamento capilar, tintura em excesso,  a argila verde é ótima para promover uma desintoxicação do couro cabeludo. Ela faz justamente o efeito detox do couro cabeludo, removendo as impurezas, toxinas e metais pesados, ajudando na limpeza profunda desse couro cabeludo.

    Argila Roxa

    É uma argila que tem uma alta ação nutritiva, que devolve o tônus, a vitalidade, aquele brilho e viço que aquela pele fadigada perdeu no decorrer do tempo, por excesso de sol, etc A Argila roxa promove uma Nutri vitalidade ou uma hidromectação, ajudando principalmente nos tratamentos de hidratação profunda, facial, corporal e até capilar.

    Ela também é excelente para tratamento de estrias, melhora muito a qualidade do tecido cutâneo, promove a melhora da vitalidade, hidrata a pele, sendo excelente para peles mais maduras em mulheres que estão na fase da menopausa.

    Argila vermelha

    A argila vermelha é uma argila excelente para flacidez, para a celulite, pois ela tem ação tonificante, redutora de medidas, sendo indicada principalmente para aquelas peles mais tugidas que têm aquela gordura dura. É uma argila mais usada no corpo, não se usa tanto no rosto e nem couro cabeludo.

    Argila Cinza

    Aplicação de Argila Cinza no Rosto da Cliente
    Argila Cinza

    Argila cinza é uma argila terapêutica. O pessoal da medicina ortomolecular usa muito em seus tratamentos, muito pelo se alto poder terapêutico. Ela tem o PH mais alcalino, é secativa, absorvente , também ajuda na ação clareadora, melhora toda ação sebo reguladora no couro cabeludo e da pele, é ótima para feridas, luxações, trombose, contusões, varizes, problemas de articulações com Artrite, artrose, reumatismo, tendinite, etc

    Podemos potencializar também com as loções,águas duras ou água deionizadas, ou chá, ou vinho.

    Argila Amarela

    Argila amarela que tem um princípio ativo muito parecido com da Argila rosa, age no anti-envelhecimento,tem ação nutrivitalizante ,absorve as impurezas e reduz a inflamação, e é ótimo para flacidez da pele e também e melhora da vitalidade do couro cabeludo.

    Argila Marrom

    A argila marrom é uma argila bem rara de se encontrar. É rica em silício, alumínio. uma ação hemostática, purificante, adstringente e remineralizante, e é ótimo para flacidez cutânea, ptose tissular, também muito utilizados né para tratamento de vitalização.

     

    Argila Preta

    A argila preta que muita gente chama de fango vulcanico, conhecida também como argila Negra.

    Ela é uma argila é muito boa,  mas não muito prática de retirar porque dependendo da pele onde foi aplicada, acaba grudando e é preciso um bom banho para retirar toda a argila aplicada.

    Age na microcirculação periférica, melhora a circulação e o tônus da pele, na vitalidade e ajuda no efeito detox. É rica em silício, zinco, potássio, enxofre, ferro e também Possui uma alta concentração de alumínio.

    É considerado um material Nobre, usada principalmente para tratamentos de revitalização corporal e facial.

    Use Argila na estética e Obtenha mais resultados

    Como vimos, Devemos usar argila na estética sempre. há vários protocolos que pode ser efeito com argilas. É claro que cada profissional tem o seu diferencial, mas muito importante salientar a todos. Cuidado quando for comprar argila. Compre sempre uma argila de boa procedência, de empresas consolidadas e que tenham registro no ministério da Saúde.

    Comprando uma boa argila, com certeza você fará bons tratamentos estéticos e a pele da sua cliente vai agradecer.

     

    Clique aqui para comprar Argila

     

     

    (Visited 54 times, 1 visits today)

    Esses Vídeos também podem te interessar

    LEAVE YOUR COMMENT

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *