2 de abril de 2020


C: E quando a gente fala de terapias alternativas, estamos falando do quê exatamente. O que é uma terapia alternativa?
N: Vamos lá. Vamos falar das patologias psicossomáticas o qual eu comecei falando. As patologias psicossomáticas nada mais são do que doenças que são pioradas através do quadro psíquico ou emocional desse indivíduo. Então obviamente o mentor de todo esse tratamento é o médico, e nós, da área da estética, atuamos justamente complementando, alternando técnicas, para que esse indivíduo sinta-se muito mais confortável dentro daquela atuação, dentro daquele tratamento o qual ele está recebendo e dessa forma ele pode liberar, ou seja, quando você tem uma sensação de bem-estar profunda, você libera substâncias ao quais são muito próximas de serotonina, endorfina, que são substâncias que te geram prazer de viver.


C: Que legal. Quem fala muito é o próprio Edjasto, serotonina, liberação, isso é muito legal. A própria massagem também libera muitos hormônios bacanas?
N: Com certeza. Faz com que situações sensoriais em todo o corpo do paciente ou cliente tenha essa inversão de situações. É a mesma coisa que acontece quando a gente come uma barra de chocolate ou depois de uma atividade física, você tem essa sensação prazerosa de bem-estar, é mais ou menos nesse caminho que a gente pode conversar com o cliente a respeito disso.


C: Muito bom. Essas terapias alternativas, quais são elas? Quais as terapias que podemos considerar como alternativas e vamos falar das principais?
N: Vamos começar com uma das que é consagrada hoje, inclusive tem autorização da Organização Nacional da Saúde que é a acupuntura. Também é considerada, porém já é uma terapia que é consagrada, como eu havia dito antes, e precisa de um tempo de estudo muito maior, então a carga horária para quem opta esse curso é muito grandioso. Agora vamos falar de terapias as quais são ministrados também em universidades, cursos técnicos, e que já estão inseridos nas grades de algumas instituições. São elas, por exemplo, massagem ayurvédica, que é bem cultural, ela visa remeter toda essa cultura indiana em relação à alimentação, tem um pouco dessa situação mais mística, porém na cientificidade de tudo isso, você tem resultados fantásticos em relação àquele cliente que teve um período de tratamento com ayurvédica para o início e depois na finalização, vamos falar de umas cinco sessões, você já vê um ganho motivacional muito grande.
Pindas chinesas, como o próprio nome diz, são trouxinhas, depois o Alan vai soltar algumas imagens pra gente entender melhor, que podem ser realizados tanto na face, e se eu aqueço essa pinda, ela também tem um sensorial térmico. A gente sabe que quando a gente aquece, temos uma vasodilatação desses canais, então dessa forma o corpo também recebe muito melhor, inclusive os princípios ativos, se por ventura essa pele foi trabalhada (vamos falar do corporal) com esfoliação, entre outras coisas.
A gente pode falar de muitas outras, mas das que mais são aplicadas é a bambu terapia, que também contribui para a diminuição do aspecto da celulite, entre outras coisas.
As pedras aquecidas que a gente aquece para fazer no corpo dessa cliente, entre outras muitas que a gente ouve falar.


“Atualmente os consumidores estão à procura de recursos que possam cada vez mais propiciar conforto físico e mental, relacionando benefícios para a saúde total, mesmo porque, em uma era de revoluções tecnológicas, de informações e respostas extremamente rápidas, as probabilidades em adquirir patologias psicossomáticas estão aparentemente maiores. Por essa razão é que o cenário mercadológico está atento às novas possibilidades de prestação de serviços, em especial na área da beleza e bem-estar, que por consequência possui como destaque os spas. Para suprir essa necessidade da sociedade atual, o segmento do bem-estar cresceu e se profissionalizou, prova disso é a busca pela profissionalização, a formação acadêmica dos atuantes dessa área precisam ser fundamentadas nas argumentações científicas, tornando-se mais complexas, se comparados à décadas anteriores, quando o profissionalismo na área da saúde, beleza e bem-estar começou a ser difundido no Brasil” por NANCY VIVEIROS

Estética na TV

View all posts

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This