18 de fevereiro de 2020

Como Agregar Valor a sua Limpeza de Pele


E por falar em grandes profissionais, temos uma que está fazendo grande sucesso nas mídias sociais, é uma blogueira, esteticista, cosmetologa e que hoje veio falar sobre limpeza de pele. Vamos agregar valor à nossa limpeza de pele? Quem vai apresentar é a Isis Mafra.


I: A gente pode iniciar falando pela ficha de anamnese. A limpeza de pele é um procedimento básico na estética facial em qualquer procedimento, microagulhamento, peeling químico, qualquer tipo de procedimento estético a gente usa a limpeza de pele antes. Então a gente começa primeiro pela anamnese. Muitos profissionais acabam achando que pela limpeza de pele ser um procedimento mais básico, a gente não precisa fazer a ficha de anamnese, mas sim, a ficha de anamnese é muito importante, porque ela vai garantir que a gente não tenha nenhuma intercorrência durante ou após o procedimento e também agrega profissionalismo ao profissional. A imagem do profissional fica melhor perante o paciente, o paciente vai falar: ele está preocupado comigo, se eu vou ter um bom resultado ou não. Então é iniciando com a anamnese que a gente tem uma forma de agregar valor ao nosso procedimento de limpeza de pele.


Na anamnese o que o profissional precisa considerar para entender melhor a pele do cliente e dar para ele um tratamento melhor?


I: A gente tem que considerar o tipo de pele do paciente, temos que considerar o histórico dessa pele, quais procedimentos esse paciente já passou, quais produtos ele usa em casa, todo o histórico mesmo do paciente, algumas manias e hábitos. Por exemplo, tem alguns pacientes que tem escoriação neurótica.


Escoriação neurótica? o que é isso?
I: É uma coisa que é desencadeada pela ansiedade, às vezes a pessoa está sem fazer nada, está com a mão no rosto e começa a procurar por um cravo, uma pústula para tirar com as unhas. Isso vai tudo para o quadro total do paciente e tem que saber os hábitos dele, com o quê ele trabalha, porque às vezes a gente vai finalizar o procedimento com algum produto que possa reagir com algo do trabalho dele, por exemplo, a pessoa cozinha, o vapor da panela, do forno pode alterar alguma coisa no rosto desse paciente com esse produto, então a anamnese funciona para garantirmos esse todo, esse histórico do paciente, o que ele usa, qual tipo de pele dele.

E você acha que de uma forma em geral é pouco utilizado a ficha de avaliação, quando se trata de limpeza de pele?

I: De uma forma em geral ela não é muito utilizada por ser um procedimento básico, que não vai causar um dano a sua pele, não é igual a um procedimento de microagulhamento ou de peeling, que pode causar um dano, uma intercorrência maior. Eu acho que de não causar uma intercorrência maior as pessoas acabam deixando de lado a anamnese, que é muito importante.

E quais são os tipos de pele que nós temos?
I: Oleosa, mista, seca, normal, mas entra naquela classificação de 16 tipos de pele, que são as pigmentadas, a não muito pigmentadas, as que são sensíveis, as que não são sensíveis, as que queimam com facilidade na exposição do sol ou não. No total são 16 tipos de pele e com esses 16 tipos pela ficha de anamnese a gente consegue denominar qual o nosso paciente tem.


Então são 16 tipos. Você consegue de longe analisar a minha pele?


I: De longe não, teria que fazer uma higienização na sua pele com a ajuda de uma lupa e conversar um pouco mais com você para saber o que você acha da sua pele, se você a acha oleosa, como ela reage durante o dia, e a partir disso eu consigo falar para você se é normal, mista, seca.


E quando eu faço essa avaliação, eu entendo o tipo de pele do meu cliente, o ideal é com o conhecimento que eu tenho, principalmente de cosmetologia, eu possa utilizar um produto adequado, não um mesmo produto para todos?


I: É interessante que a limpeza de pele seja um atendimento totalmente personalizado, de acordo com o tipo de pele do paciente, por exemplo, meu paciente tem uma pele oleosa, então vou tentar buscar no meu kit de produtos os que não tiverem base oleosa, que isso pode causar um excesso de oleosidade nessa pele. Eu vou buscar os produtos com base de sérum, base gel para ajudar na melhora dessa pele.



Estética na TV

View all posts

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This