19 de fevereiro de 2020
O Programa Estética na TV recebeu o convidado Rogério Gozzi sucesso com o seu canal Anatomia Fácil no Youtube , para falar sobre Anatomia do Sistema Linfático.

­Programa Estética na TV traz professor para falar sobre a anatomia do sistema linfático

O convidado, Rogério Gozzi, deu uma verdadeira aula de anatomia!

Por Marisa De Lucia

O Programa Estética na TV, apresentado por Cristiano dos Santos no dia 28 de novembro, trouxe Rogério Gozzi fisioterapeuta, especialista em fisiologia do exercício e biomecânica do aparelho locomotor pela USP, que é um fenômeno no Youtube com suas aulas de Biologia que já alcançaram mais de 5,5 milhões de views.

Conhecido por seu grande senso de humor e por sua didática, que faz com que os que assistem suas aulas aprendam mesmo, Rogério Gozzi veio ao programa para falar um pouco sobre sua trajetória e sobre a anatomia do sistema linfático.

Anatomia - Rogerio Gozzi
Anatomia do Sistema Linfático – Rogerio Gozzi

Logo no começo da entrevista, Cristiano disse para Rogério que  muitas pessoas fazem um curso de 8 horas de drenagem linfática e acham que já sabem fazer e perguntou se é possível dominar a técnica da drenagem sem conhecer a anatomia do sistema linfático?

Rogério respondeu que temos vários tipos de massagens, mas “na drenagem linfática é preciso saber anatomia mesmo, porque é necessário seguir rigorosamente os critérios anatômicos, de como funcionam os vasos linfáticos, os linfonodos, os ductos linfáticos, uma vez que o objetivo dessa massagem  é devolver os líquidos dos edemas de volta para o coração, portanto, quem faz um curso de 8 horas não está apto para fazer uma drenagem linfática”, enfatizou.

Rogério observou que, apesar de sua grande importância, o sistema linfático não é tratado como deveria, tanto que nos mais diversos livros de anatomia ele é discriminado, pois aparece muito pouco, a não ser nos livros de imunologia, onde ele aparece com o nome de sistema imunológico, que é o mesmo que sistema linfático, mas mesmo assim não focam na circulação da linfa. Por isso, em seu livro “Anatomia Fácil com Rogério Gozzi”, ele trata o sistema linfático com muito mais ênfase.

Quanto aos mitos da drenagem linfática como, por exemplo, que ela elimina a gordura do organismo, Rogério explicou que quando se fala de gordura, devemos saber que a gordura é proveniente da alimentação e é importante lembrar que ela é fonte de energia, por isso, temos que estocá-la. E essa gordura, segundo ele, fica estocada na pele, na hipoderme e, também, no fígado que é um órgão de biotransformação da gordura.

Quanto à ligação entre a gordura e o sistema linfático, Rogério Gozzi explicou que quando nos alimentamos de gordura, essa gordura chega no estômago, onde é degradada e vai para o intestino. Após absorvida, a gordura é enviada para o sistema linfático e não para a corrente sanguínea diretamente, se não iria entupir todas as nossa artérias, contudo, ela fica armazenada numa glândula chamada cisterna do quilo. “Portanto, é mito dizer que com a drenagem linfática vai se eliminar gordura porque a função do sistema linfático não tem nada a ver com eliminação da gordura. Sua função é remover o excesso de líquidos e proteínas perdidos nos processos metabólicos”, concluiu Rogério.

Rogério falou da quantidade de líquido no organismo que varia entre 60% a 70% do peso corporal e da idade da pessoa, e do líquido principal no corpo que é o sangue. O sangue, como explicou ele, é composto por duas partes, uma de água e outra de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e as plaquetas, além de vírus, hormônios e bactérias que circulam nele, entre ouras coisas, mas o que serve para a gente estudar o sistema linfático é a parte líquida, que é chamada de plasma.

Segundo Rogério Gozzi, o líquido do corpo da gente vai sendo reciclado o tempo todo e o excesso de líquido vai ser capturado pelo sistema linfático e transformado em linfa, que é um líquido que circula dentro do sistema linfático, um líquido rico, com proteínas capturadas do plasma sanguíneo e em linfóticos (glóbulos brancos), muito importante para o sistema de defesa do nosso corpo.

Quanto à importância da drenagem linfática no processo pós-operatório, uma das perguntas feitas pelos internautas, Rogério disse que ela é importante tanto no pós-operatório como no pré-operatório, pois no pré você seca o tecido o máximo possível para quando o edema pós-operatório vier, esteja menos inchado.

No pós-operatório, quando se tem muito edema e ruptura de tecido, o que gera uma lesão muito grande, é importantíssimo ser feita a drenagem linfática pós-operatória. “Ela é obrigatória, e não só em cirurgias estéticas, mas em qualquer tipo de cirurgia que tenha corte”, observou ele. Como fisioterapeuta, Rogério fez muitas cirurgias de joelho e comentou que quando o joelho ficava muito inchado, perdia-se muito tempo em sua reabilitação, por isso, tinha uma fisioterapeuta só para fazer drenagem linfática pré e pós-operatória.

Quanto à importância do bombeamento dos gânglios, Rogério Gozzi falou que é muito necessário e comentou que, também, nesse sentido existe um mito, pois as pessoas falam “vou abrir os gânglios”, quando esse bombeamento é uma manobra de esvaziamento de líquidos que estejam retidos no gânglio. Já quanto à quantidade de manobras feitas em determinada parte do corpo, ele disse que varia de profissional para profissional e depende também do volume do edema e da situação geral da pessoa que está sendo tratada.

Outra das perguntas respondidas por Rogério foi quanto à massagem drenomodeladora, que ele explicou que não existe. Ou se tem a drenagem linfática ou a massagem modeladora, mesmo porque são técnica bem diferentes uma da outra. Na verdade, o que está acontecendo, explicou ele, “é que a  drenagem linfática é feita de forma suave e parece que o cliente quer ver pegada, por isso se juntou a pegada da modeladora. Mas esta é um técnica criada pela esteticista, pois não existe. Vamos focar numa técnica ou em outra”, observou.

Anatomia do Sistema Linfático -  Rogerio Gozzi
Anatomia do Sistema Linfático – Rogerio Gozzi

Quanto às pessoas que passam por cirurgia de retirada de mama, ou seja, uma mastectomia, Rogério respondeu que dependendo da quantidade de gânglios que foram retirados a pessoa vai ter um edema grande no braço, daí a importância de se fazer a drenagem linfática com mais frequência, mas sempre com orientação médica para saber se o tumor está controlado e não se correr o risco de metástases.

Rogério explicou, ainda, que o principal órgão do sistema linfático é a medula óssea, por isso quando a pessoa tem leucemia, câncer nas células sanguíneas, ou linfoma que é o câncer nas células linfáticas, existe uma mutação na medula óssea que é um órgão produtor de células e, parando de produzir, há a necessidade de um transplante. Já o linfócito é um tipo de glóbulo branco que no sistema linfático fica concentrado dentro dos gânglios e 30% deles circulam no sangue na forma de glóbulos brancos. Ele explicou os tipos de linfócito que existem e como funcionam.

Rogério falou, ainda, da necessidade de se fazer a drenagem linfática quando se faz uma abdominoplastia, pois existe edema por conta do corte, ou seja, uma lesão física, mas alertou que em toda cirurgia é necessário falar com o médico antes, ainda mais quando se trata de tumores, para que ele libere a drenagem linfática, para não correr o risco de uma embolia pulmonar ou cerebral que pode até levar o paciente a óbito.

Rogério Gozzi deu uma verdadeira aula, explicando o funcionamento do baço, rins, fígado e contando, para a maioria das pessoas que não sabiam, que temos três corações, ou seja, o coração central, no peito, e os corações periféricos que são as panturrilhas, onde existem os músculos chamados de gêmeos, nos quais as veias ficam posicionadas estrategicamente. “Por isso, toda vez que a gente anda, as veias se contraem e as válvulas que existem nelas garantem que o sangue flua só para o coração central”, explicou.

Tirando muitas dúvidas dos internautas que assistiam ao programa, aliás, de vários países do mundo, até da Sérvia, Rogério foi muito elogiado e combinou com Cristiano a possibilidade de trazer algumas aulas, que chamaram de “aulões”, no programa Estética da TV. Fiquem de olho, pois ainda em dezembro pode ocorrer o primeiro deles!

Para assistir a entrevista na íntegra, acesse:

 http://esteticaenespana.es/

Para entrar em contato com Rogério Gozzi, acesse:

youtube.com.rogeriogpedro

https://www.facebook.com/anatomiafacilcomrogeriogozzi

 

 

Estética na TV

View all posts

1 comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This