27 de fevereiro de 2020

ANATOMIA DO SISTEMA LINFÁTICO

Programa Estética na TV traz professor para falar sobre a anatomia do sistema linfático

O convidado, Rogério Gozzi, deu uma verdadeira aula de anatomia!

Por Marisa De Lucia

O Programa Estética na TV, apresentado por Cristiano dos Santos no dia 28 de novembro, trouxe Rogério Gozzi fisioterapeuta, especialista em fisiologia do exercício e biomecânica do aparelho locomotor pela USP, que é um fenômeno no Youtube com suas aulas de Biologia que já alcançaram mais de 5,5 milhões de views.

Conhecido por seu grande senso de humor e por sua didática, que faz com que os que assistem suas aulas aprendam mesmo, Rogério Gozzi veio ao programa para falar um pouco sobre sua trajetória e sobre a anatomia do sistema linfático.

Anatomia – Rogerio GozziAnatomia do Sistema Linfático – Rogerio Gozzi
Logo no começo da entrevista, Cristiano disse para Rogério que muitas pessoas fazem um curso de 8 horas de drenagem linfática e acham que já sabem fazer e perguntou se é possível dominar a técnica da drenagem sem conhecer a anatomia do sistema linfático?

Rogério respondeu que temos vários tipos de massagens, mas “na drenagem linfática é preciso saber anatomia mesmo, porque é necessário seguir rigorosamente os critérios anatômicos, de como funcionam os vasos linfáticos, os linfonodos, os ductos linfáticos, uma vez que o objetivo dessa massagem é devolver os líquidos dos edemas de volta para o coração, portanto, quem faz um curso de 8 horas não está apto para fazer uma drenagem linfática”, enfatizou.

Rogério observou que, apesar de sua grande importância, o sistema linfático não é tratado como deveria, tanto que nos mais diversos livros de anatomia ele é discriminado, pois aparece muito pouco, a não ser nos livros de imunologia, onde ele aparece com o nome de sistema imunológico, que é o mesmo que sistema linfático, mas mesmo assim não focam na circulação da linfa. Por isso, em seu livro “Anatomia Fácil com Rogério Gozzi”, ele trata o sistema linfático com muito mais ênfase.

Quanto aos mitos da drenagem linfática como, por exemplo, que ela elimina a gordura do organismo, Rogério explicou que quando se fala de gordura, devemos saber que a gordura é proveniente da alimentação e é importante lembrar que ela é fonte de energia, por isso, temos que estocá-la. E essa gordura, segundo ele, fica estocada na pele, na hipoderme e, também, no fígado que é um órgão de biotransformação da gordura.

Estética na TV

View all posts

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This