27 de fevereiro de 2020
acoes e eventos de estética

Ações e Eventos para Atrair Clientes

acoes e eventos de estética

Eu quero fazer uma pergunta muito importante pra você. Você no seu dia-a-dia, no seu espaço de estética, você cria ações pra engajar o seu cliente, pra fazer com que ele te visite ou que aquele cliente já existente, passe a ter gosto de ir ao seu espaço ou você só oferece seu serviço, secamente, sem nada que chame a atenção dele, que faça com que ele se lembre de você.

Vou lá ao espaço da Daniela, que ela tem sempre uma surpresa, alguma coisa bacana, alguma novidade pra oferecer pro cliente.

Minha pergunta é essa. Você oferece algum diferencial ou você simplesmente seu serviço no dia-a-dia? Oferece promoções?

Porque o que acontece? Quando você só oferece promoções, só oferece preço ou só oferece o serviço, o cliente vai por que tem uma necessidade. Necessidade de cuidar da pele, de trabalhar a gordura localizada, uma necessidade específica.

Agora quando você torna o seu espaço em um espaço agradável, em que ele chega ao seu espaço, ele se esquece da vida e entra na atmosfera que você criou, você faz com que ele se sinta mais à vontade. Preciso dar uma desligada do mundo, preciso ver ideias diferentes, ele vai sempre se lembrar do seu espaço.

Vamos falar de ações, que trazem clientes e de eventos, porque são coisas muito próximas e eu resolvi unir as duas. Tanto pra você criar ações, como pra você criar eventos, não adianta fazer aleatoriamente, como que aconteceu. Eu passei no dia 14 à noite eu passei um lembrete que dia 15 era o Dia do Cliente. Eu lembrei e não vi nada no Facebook a respeito disso, das pessoas que são meus amigos, que me seguem e passei esse lembrete. E algumas pessoas fizeram algumas ações. Legal mesmo sendo feito de última hora. Porém o ideal é que você planeje suas ações, primeiro pra você pesquisar o melhor preço, ter tempo pra você comprar as coisas que você gostaria de oferecer nessa ação, nesse evento que você quer oferecer.

O primeiro passo tanto pra você criar um evento como pra criar uma ação é você planejar.

Como eu faço pra planejar? Eu vou dar o meu exemplo, eu trabalho sozinha, tenho pouco tempo e minha vida fica muito mais fácil quando eu trabalho da seguinte forma. Eu tenho esse material aqui: um calendário mês a mês de ações promocionais (do tamanho de uma folha de sulfite, que você mesmo pode imprimir). Por exemplo: aqui está o planejamento do mês de Outubro. E quando este mês começa, eu já sei exatamente quais eventos eu tenho e quando serão os feriados, pra eu me programar, pra fazer uma ação. Quando eu falo em planejar, não é virar o administrador de empresas, é você simplesmente programar os eventos e depois descrever como você vai fazer estes eventos, como vai ser, se você vai servir alguma coisa, se você vai fazer uma mesa diferenciada, com uma bebida diferenciada. O que você vai oferecer? Se você vai dar algum souvenir pra pessoa, ou se você vai oferecer uma cortesia em termos de serviços mesmo. E alguma coisa que tenha a ver com aquela data, por exemplo, o Dia do Cliente, tem N ações que você pode fazer. Vamos considerar que setembro é o mês do cliente, você pode fazer N ações pra homenagear o seu cliente. Trazendo ele pra dar uma cortesia, gerando alguma ação realmente pra ganhar alguma coisa. Não é pra oferecer desconto em dinheiro, mas uma cortesia, um diferencial, uma valorização de alguma coisa, isso é bastante importante. Outro exemplo, em outubro tem Dia das Crianças e outubro é um mês fantástico pra você fazer alguma ação social. Você pode começar agora, engajando seu cliente a fazer algum procedimento e se ela levando um brinquedo novo, ela ganha algum procedimento a mais do que ela está acostumada a fazer. E você faz uma doação deste brinquedo para alguma casa que você conhece ou não.

Como conseguir o template deste calendário? Pesquisando no Google.

Você não precisa se focar só em datas comemorativas e feriados, você pode também se focar nas estações do ano, agora que entrou a primavera, você pode fazer uma ação promocional de celebração da entrada da primavera (oferecendo um chá de hibisco que está relacionado à perda de medidas). Na entrada do verão, fazer alguma coisa. Mas tudo isso planejado.

Aqui eu vou colocar alguns insights pra vocês, alguns tipos de ações que você pode criar. Tem a questão que você planejou seu evento ou a sua ação, você já sabe o que precisa, no planejar é conhecer as datas em que você vai trabalhar.

A segunda coisa é descrever como será esse evento, isso faz parte do planejamento. Para prever custos e tudo mais. Eu preciso planejar algo em todas as datas? Não é necessário. Faça só aquilo que tenha a ver com você, com o que você gosta. Tenha a ver com o seu negócio, eu mencionei as festas juninas, por exemplo, mas você não precisa fazer, se você não gosta. Tem que fazer o que tem a ver com você, de repente cria outra coisa.

Você pode planejar por mês, por semestre ou por trimestre.

Você também pode levar pessoas que façam coisas que você não faz, como por exemplo, uma maquiadora de uma marca de venda direta. Tal dia a maquiadora da empresa X vai dar uma aula básica de maquiagem. Você permite que o seu parceiro venha, venda a maquiagem pro seu cliente e ela faz uma aplicação de maquiagem, uma demonstração de como a pessoa pode se auto maquiar usando a maquiagem dela. Ela pode vender os produtos dela dentro do seu espaço.

Outra ação que você pode fazer é chamar o seu fornecedor de cosméticos ou de acessórios, onde você pode oferecer uma cortesia daquela marca pro seu cliente no seu espaço em um ou dois dias específicos. Que a gente costumava chamar de Dia da Beleza.

Toda ação que você faz precisa ter um objetivo. Esse objetivo precisa estar alinhado com o resultado que você gostaria de ter. Se você conseguir provar que o resultado será bom para o cliente, um tratamento facial, por exemplo, faça ele fechar o pacote com você. Se pessoa disser que sim, você oferece a cortesia, não oferecer nada de graça.

Que outras opções de eventos têm? Tem muitas opções de eventos. Outra opção também é de ensaios fotográficos. Não sei se vocês já viram, mas tem uma empresa grande do ramo de fotografias que está fazendo parceiras com espaços de beleza, onde eles passam o dia no seu espaço e faz ensaio fotográfico dos seus clientes. Você pode oferecer um procedimento (um tratamento facial) e a cliente ganha a maquiagem e um ensaio fotográfico. O intuito da empresa de fotografia é o quê? Vender as fotos tratadas pra sua cliente. Também é uma ação bem bacana. Fideliza bastante os clientes.

Pra que servem estes eventos? Pra manter o seu cliente sempre informado de tudo o que você está fazendo.

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O segundo passo é divulgar. É preciso que você divulgue a sua ação. Como divulgar? Você vai falar com os seus clientes, que já frequentam sua clínica, você vai pedir indicações e você pode também colocar nas redes sociais. Existem várias formas de você criar o seu anúncio, de você contratar uma empresa que crie os seus anúncios e você divulga seu evento, aonde quer que você atue o seu negócio (Facebook, Youtube, Instagram, WhatsApp, etc). É preciso divulgar e divulgar com uma semana de antecedência. Faça uma arte ou uma foto bonita de um evento anterior e divulga. A edição passada foi assim, a próxima edição será ainda melhor e coloca a data. No seu anúncio sempre coloque como vai funcionar e o mais importante que isso, coloque no seu ponto de venda. Divulga dentro do seu negócio, nas redes sociais, via e-mail marketing, via WhatsApp, pela lista de transmissão.

Quais são os eventos que você pode criar?

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Eu falei bastante de ações, mas não falei de eventos. Quais são os eventos que você pode criar? Um dos eventos que eu falei como exemplo é o Dia da Beleza. Outro evento importantíssimo é a inauguração. O que te impede de inaugurar o seu negócio? Eu vejo tanta gente abrindo seus negócios e as pessoas não celebram esta data. A data onde você inicia seu negócio é um rito de passagem. Você era uma pessoa física e passa a ser uma pessoa jurídica. Você passa a ser gerador de emprego, de renda. Eu vejo que muitas pessoas abrem seus negócios e não celebram. E quem já passou esse timing de inauguração, inaugura alguma coisa. Por exemplo, comprou um equipamento novo? Inaugura o aparelho X.

Aniversário do seu espaço. É importante celebrar o aniversário do seu negócio. Crie uma ação para celebrar esta data pra atrair o cliente, um diferencial, uma cortesia, um brinde e divulga.

Divulgado. Agora é atrair as pessoas. A ação precisa acontecer. Lá no passo do planejamento você já pode planejar como as coisas vão acontecer. Por exemplo, tenho uma cliente que empresta as coisas dela pro cliente, mas ela prevê que se o cliente não trouxer na data correta, o que eu vou fazer. Tem uma fila de outros clientes que quer este empréstimo, como eu vou agir. Você já tem que saber como o seu evento irá funcionar no decorrer do acontecimento. Lembrando que as ações não precisam ser só com datas específicas. A ação também pode ser quando a pessoa comprar um pacote, ela pode ganhar alguma coisa.

O que seria outra ação? Você fazer ação com parceiros, com academia, por exemplo. Fechando pacote com você, o cliente ganha 30 dias de treino na academia.

O projeto do pense magro, as clientes locam as revistas, essa locação não tem custo, elas aprendem sobre alimentação, que elas devem procurar uma nutricionista. E você empresta as revistas e elas devolvem na semana seguinte.

 

Outras ações que podem ser feitas

você tem um espaço de estética e quando está aproximando o final ou o começo de ano, você pode oferecer formaturas. Arrumar suas clientes pra formatura, por exemplo, o Dia do Formando. Não tem o Dia da Noiva, você pode fazer o Dia da Formanda. Outra coisa que você pode oferecer é Chá de Bebê, Chá de Cozinha, Chá de Lingerie, que todos sejam feitos dentro do seu espaço. A pessoa vai levar as amigas dela para entregar os presentes, fazer a festa no seu espaço. É uma opção também.

 

Planeje. Divulgue. Execute. Faça seu sucesso acontecer.

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