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    12 SEGREDOS DO SUCESSO DO PROFISSIONAL DE ESTÉTICA

    In this video

    Edivana Poltronieri, Criadora do Maior método de Emagrecimento do Brasil ensina como alcançcar o sucesso na estética

    Olá pessoal, tudo bem? Meu nome Edivânia Poltronieri e hoje eu trouxe um tema super interessante para falar para vocês, que são os 12 segredos de sucesso de um profissional de estética.

    Para eu poder falar sobre esse assunto eu tive que coletar dados ao longo dos meus 14 anos de profissão, diante das minhas consultorias onde eu abro e fecho clínicas  pelo Brasil afora eu fui investigando pontualmente situações isoladas de cada Clínica de estética, mas que por coincidência são pontos comuns hoje de norte a sul do Brasil que tem muitos profissionais de estetica e beleza fracassando no seu dia a dia, no seu negócio, então resolvi criar essa palestra, trazer esses pontos que eu tenho observado Brasil afora e que a gente pode corrigir, a gente pode consertar, para que a gente também não venha para fracassar no nosso negócio, não é verdade?

    Quem é Edivana Poltronieri

    Primeiramente eu quero me apresentar, né? Eu sou fisioterapeuta e esteticista há 14 anos, não sei fazer outra coisa é minha paixão, pensei até em trabalhar na época com reabilitação, mas a paixão mesmo é estética não é verdade? e desde que eu me formei, eu como todo profissional autônomo eu acabei atirando para vários lados né trabalhar home care naquela postura torta, errada, trabalhar dentro de salão de beleza, eu tive essa experiência,dentro de uma academia que é outro ritmo, já tive a experiência de Clinicar junto a dermatologista, cirurgião plástico, e cada lugar desse que a gente vai passando, a gente vai aprendendo, ritmos, velocidades de trabalho diferente e estratégias diferentes.

    Ao longo dessa minha profissão a gente também busca fazer muitos cursos, enriquecer o nosso currículo e eu fiz uma pós-graduação, foi a primeira em cardiovascular e UTI, quando eu achei que eu fosse trabalhar com fisioterapia, depois eu fiz a dermato-funcional que é a especialidade né da área da fisioterapia, fiz uma em obesidade e emagrecimento que é um dos meus xodós eu trabalho e tive oportunidade de fazer um master em Dermo farmácia e cosmetologia na Espanha, em Barcelona, e foi um momento muito rico culturalmente e de informações, Além disso como todo profissional a gente vive em congressos, palestras, eventos, tive oportunidade de fazer parte de uma grande empresa de cosmético no Brasil por 6 anos e meio, então assim o currículo, um pouquinho vasto, tenho muito ainda para aprender, crescer,  mas só para vocês terem ideia um pouquinho de quem é que vai apresentar algumas estratégias para vocês de sucesso.

     

    O que é Sucesso?

    Ok? E eu quero começar falando sobre essa palavra sucesso, na verdade, essa palavra para cada um tem uma definição, Talvez o sucesso que é para a Edivana Poltronieri, não é o sucesso seu, não é o sucesso do vizinho, né? Cada um tem um conceito de sucesso e se a gente for procurar definições de fato, Existem várias definições do dicionário até grandes palestrantes e pesquisadores nas redes sociais,  nos grandes veículos.

    De um modo geral eu poderia dizer que quando você conquista e tem esse sucesso, você começa a marcar a vida das pessoas, né? Você começa, tem uma frase, né? que seja diferente e você vai ficar na cabeça e no coração dessas pessoas, Então para mim sinônimo de  sucesso tem a ver com fazer diferente, ser diferente, pensar diferente, tentar rodar uma roda ao contrário, tentar sair de um sistema que todo mundo está acostumado e tentar fazer diferente e eu tenho certeza que quando você começar a pensar ou fazer diferente as coisas de fato vão começar a caminhar para o rumo ao sucesso, tá?

    E o que, que é sucesso? Dentre  várias definições, eu achei uma e eu queria compartilhar com vocês, fala que a paz consigo e com o mundo,  é a inexistência de tensão, esse é no âmbito um pouco mais filosófico, um pouco mais psicológico, fala de  inexistência de tensão, então para muitas pessoas, quando você não está em crise, quando não tem nenhum tipo de problema, seja profissional, financeiro, familiar, você é uma pessoa de sucesso, né?

    Outra definição, é que sucesso não é medido pelo que a gente alcança na nossa vida, mas por tudo aquilo que a gente superou, tudo aquilo que a gente venceu, então eu hoje, eu gosto muito dessa definição, de que sucesso para mim, Edivana, foi tudo aquilo que eu superei para chegar aqui hoje depois de 14 anos de profissão, gostando, apaixonada ainda, mesmo diante de tantos percalços, mesmo diante de tantas injustiças, e desvalorizações o mercado, mesmo diante de erros e acertos, eu me considero uma pessoa bem sucedida, porque eu consegui vencer tudo isso e estar aqui hoje ainda falando de estética com a mesma paixão, com a mesma vida do que 14 anos atrás.

    Então para cada um existe uma definição de sucesso e só quem se diferencia obtém sucesso, eu vejo muito isso nas clientes, profissionais que se recriaram, profissionais que batizaram seus tratamentos com outros nomes, profissionais que às vezes fazem o que todos fazem no mercado, mas que falam, comunicam, de uma forma diferente, esses consegue romper, sair da casca do ovo, começam a fazer diferença no seu bairro, na sua cidade, e a gente trouxe aqui algumas dicas, porque é muito fácil falar, seja diferente, mas edivana, como é que eu faço para ser diferente? o que que é ser diferente, dentro da minha rotina de trabalho? então eu trouxe aqui para vocês, como me diferenciar, como ser a maçã verde no meio de tantas vermelhas, não é verdade? e eu observo que muitas profissionais de estética acham, que fazer a diferença é investir em tecnologia, ah eu preciso acompanhar a moda, eu preciso acompanhar as tendências, eu tenho que ter uma cliolipolise, eu tenho que ter uma cavitação e acabam fazendo grandes investimentos, se atropelando em dívidas e às vezes não sabe depois fazer o marketing de tudo isso e acabam com aquelas dívidas sufocando diariamente no seu, na sua rotina de trabalho.

    Então na minha visão empreendedora e de consultora, ter, ser diferente não é investir e ter que estar toda equipada de tecnologias, ok? também não, não encaro como ser diferente, investir em protocolos diferentes, ai eu vou começar a misturar o vinho, o yogurte, eu vou trazer Pedra da África, eu vou começar a usar água benta, né? Muita gente acha que precisa de protocolos elaboradissimos, super diferentes, do que o concorrente para achar que vai fazer a diferença, na minha concepção isso também não traz uma diferença a sua vida profissional, também não considero ser diferente, ter uma BIG infraestrutura. Ahhh Edivana, eu não vou conseguir me destacar no mercado tendo uma salinha dentro de um prédio comercial, sequer lá embaixo tem uma placa minha, não é isso querida que vai fazer você ser diferente, ser diferente vai muito, além disso independente do tamanho do teu espaço físico, independente da estrutura, se ela é super mobiliada e decorada, eu conheço inúmeros profissionais que não tem horário nas agendas, que atendem um quartinho dentro da sua própria casa, numa simplicidade e o que será que essa profissional tem diferente? já começou a se perguntar? o que será? E por que, que aquela outra, Big estrutura, uma casa muito bem localizada numa rua, cheia de tecnologias, às vezes está vazia?

    Então eu quero hoje pontuar com vocês 12 Segredos de sucesso para o profissional de estética, que na minha avaliação, de uma profissional que eu me considero hoje bem-sucedida, porque eu faço que eu gosto, eu tenho hoje o reconhecimento pelo que eu faço, eu consigo viver resultados dentro daquilo que eu faço, eu acredito que eu consigo levar um pouco de autoestima e bem-estar para as pessoas ao meu redor, diante da minha profissão, então diante de tudo isso que eu me considero hoje uma profissional bem-sucedida, eu gostaria então de compartilhar com vocês 12 Segredos de sucesso profissional, na minha visão, Ok?

    Sucesso na estetica
    Esquema de Sucesso citado por Edivana Poltronieri no Vídeo.

    Achei esse esquema na internet, super interessante, isso traduz um pouco da minha, do meu crescimento profissional, primeira coisa nós temos que pensar, nós temos que ter uma grande ideia, e às vezes você tem essa ideia e acha que não é uma grande ideia, vocês não acreditam no que vocês pensam, e eu não eu, penso, invisto naquilo e começo, eu idealizo, eu começo a sonhar, já aconteceu de você ficar noites sem dormir, sonhando, pensando como é que vai ser aquilo , como é que vai ser aquele curso, como é que vai ser aquele protocolo de estetica? Então a gente tem que pensar, idealisar e tentar e por várias vezes tentar, muitas vezes vocês tentaram uma única vez e pararam e eu tento eu faço, eu faço de novo, e de novo, e quebro a cabeça e faço de novo e continuo fazendo até chegar ao sucesso, muitas se formaram com vocês e já pararam no meio do caminho, desistiram da profissão, acharam que não vale a pena, né? ficaram parados diante, aí eu fui primeira da turma, eu fui injustiçada porque eu fui a primeira turma, se sente injustiçada por causa da concorrência desleal, se sente muitas vezes injustiçado, o profissional de estética por não ter uma profissão ainda regulamentada conforme os padrões e modelos que gostaria, só que você, não pode parar por conta disso, você não pode parar pelas opiniões, pelas pedradas, pelas dificuldades, você tem que continuar fazendo, tentando, porque aí  esse é um dos caminhos do Sucesso.

    O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou no dia 07/03/2018 a proposta que regulamenta a profissão de esteticista no Brasil. O texto é um substitutivo do Senado Federal ao Projeto de Lei 2332/15, de autoria da deputada Soraya Santos (PMDB-RJ).

     

    Sucesso na Estetica
    Paixão é um dos grandes segredos do sucesso

    Achei um outro esquema muito interessante que traduz as principais palavras que levam ao sucesso, que é paixão. se você não gosta de estética, se você não gosta de investir em cremes, se você não gosta de pessoas, de ouvir histórias, você não tem paciência com vidas falando sobre elas 40, 50 minutos dentro do seu consultório, você está na profissão errada, porque para trabalhar com estética você tem que ter paixão por vidas, paixão por pessoas,  paixão pela dor do outro, pela baixa autoestima do outro.

    Um dos pontos principais,um dos principais caminhos, degraus para o sucesso, é trabalhar, eu não conheço obtenção de sucesso sem ralar gente, sem passar sábado, domingo, feriado, sem virar noites estudando, trabalhando, e aí o próximo tópico é o foco, focando naquilo que você quer, para quem que você quer, como você quer, para quando você quer, tudo isso tem que ser traçado, foco, persistência, persistência fala disso, deu errado? Levanta, vamos fazer de novo, Muda alguma coisa, vamos ver se agora dá certo, se deu errado, continua tentando e fazendo.

    Ter Ideias e para se ter ideias, Às vezes você fala assim,  mas eu não sou uma pessoa cheia de ideias, eu não sou uma pessoa criativa, Então vamos buscar pessoas, parceiros que possam trazer essas ideias para gente, não queira abraçar o mundo e tentar dar conta de tudo, nós precisamos ter ideias, traçar estratégias, para começar a executar, tem que ter domínio do que se faz gente, se você é uma excelente esteticista facial, profissional de estética facial ou corporal, você tem que dominar todos os protocolos, todos os tratamentos hoje faciais, tem que correr atrás, tem que buscar, tem que investir em conhecimento em congressos, em palestras, em livros, não tem outro caminho para o sucesso, não vai cair do céu, ninguém vai bater na tua porta e falar assim, ah eu sou sucesso e eu vim aqui te encontrar, não é assim, então tem que dominar o que está fazendo, esforço, né?

    Eu vejo isso, a minha famíli:a Edivana Poltronieri, quantas festas você nunca esteve, quantos casamentos, quantos batizados, por quê? Porque eu estava focada, eu tinha um objetivo, esforço de deixar a família, né? e estar lá, se empenhando, se engajando no Congresso, fazendo o melhor seu dentro da Clínica de estética, tem que ter suor, gente, os grandes líderes, as grandes personalidades de sucesso, tem um histórico muito parecido, as coisas não caíram, não vieram prontas, de mão beijada e a gente percebe isso com grandes depoimentos, com grandes palestrantes no Brasil em suas apresentações.

    E um ponto muito importante: servir, por muitas vezes eu tive que servir, eu fui trabalhar em clínicas de estética, eu era submissa a pessoas lá dentro, a outros profissionais, por quantas vezes eu tive que limpar a sala, eu tive que consertar os fios, eu tive que arrumar a bagunça de outros profissionais de estética deixavam, mas aprenda uma coisa, quando você aprende a servir, um dia você vai ser servido, um dia você vai ter uma equipe de pessoas fazendo isso que um dia você precisou fazer, isso são leis do Sucesso hoje no mercado, e eu quero então dentre os 12 Segredos, começar compartilhando o primeiro segredo que eu acho que rege o universo da estética, é a palavra-chave para o nosso negócio, que se chama relacionamento.

    Segredo do Sucesso Número 1: Relacionanento

    Nosso negócio, da hora que você chega na tua Clínica de estética, aí abre a porta, até a hora que você fecha, ele é baseado em relacionamento, em mulheres e homens carentes de conversar, carentes de um elogio, que chegam com baixa autoestima esperando sabe o quê de você? não uma excelente máquina e nem uma excelente mão, precisando, querendo de você relacionamento, e se você é uma profissional,é uma pessoa com dificuldades em relacionar, não é o fim do mundo, nós temos vários cursos hoje oferecidos pelo Sebrae, grandes cursos no Brasil ensinando a como lidar com o público, a como se relacionar, porque não investir nisso, você acha que eu nunca fiz não? já fiz muitos cursos de relacionamento, Às vezes você vem de um berço, de uma família que não ensinou se relacionar, não ensinou beijar, não ensinou abraçar e às vezes o  cliente que entrou na sua sala de estética está querendo um abraço teu, está querendo carinho.

    Gente vamos para um exemplo clássico, quantas clientes eu massageei, eu suei a camisa, usei as melhores aparelhos de estetica e daí no final de uma sessão, ela levanta da maca, ela se olha, põe a mão na cintura, se olha de cima em baixo, e diz assim nossa adorei, melhorou a minha celulite, Nossa emagreci e você está vendo que está a mesma coisa, não mudou nada, mas o que que melhorou? a forma dela se ver, a auto-estima, e auto-estima ela melhorou Baseado Em Quê? nas suas palavras, no teu relacionamento, então Grava isso:

    Se você não sabe hoje se relacionar, que envolve simpatia, empatia, saber o horário de abraçar, saber o horário de só pegar na mão, ligar para esse cliente, fazer um pós-venda, como você está? Como está a sua pele hoje? Não é verdade? Olha eu tô sentindo a sua falta, o cliente quando não vai na estética, Vocês ligam cobrando, olha só, fiquei te esperando, você não veio, liga diferente, fala: Querida aconteceu alguma coisa? Eu tô sentindo a sua falta, você está quebrando o tratamento, estou muito preocupada com o seu resultado, começa a fazer algo diferente e vocês vão ver se esse relacionamento, ele não vai começar a construir outras bases para o teu negócio, então esse acompanhamento, corpo a corpo hoje você pode fazer isso através do WhatsApp, adicionar, criar um grupo dos seus clientes da clínica, de tratamentos semelhantes, para eles trocarem  ideias entre eles, às vezes um está tendo excelente resultado, motiva ao outro, a gente tem as redes sociais hoje ao nosso favor para a gente poder usufruir, então criem, um mimo, poxa, a cliente está fazendo a limpeza de pele, está 20 minutos lá numa máscara, você sai  e vai para o Facebook, vai para recepção, pega um creme, pega o pé dessa cliente faz um carinho no pé dela, faz na mão, fala olha, para você que é VIP, quando você tá aí na máscara vou te trazer um relaxamento, um bem-estar, uma massagem na região de trapézio, Poxa ao fechar um tratamento, dá um outro,  de um outro serviço para ela conhecer, você está interagindo esse paciente em todos os setores do teu negócio, e está gerando relacionamento, mas para fazer, para construir esse relacionamento. a frase se chama:

    Perder para ganhar 

    Muitas vezes vocês vão ter que investir tempo, investir, e às vezes fala, eu não posso perder tempo com isso, eu não tenho dinheiro para investir numa necessaire e dar no dia internacional da mulher, só que entendam isso como perder para ganhar, você está plantando no teu negócio, plantando sementes de relacionamento e não tem como você colher coisas diferentes, então o primeiro segredo do sucesso profissional de estética, aprender a se relacionar.

    Mais de 90% do nosso público é mulher, qual é o perfil dessas mulheres hoje? Pessoas donas de casa? Não. São mulheres ativas, profissionais, né?  Com participação ativa no mercado de trabalho que às vezes sai cedo, leva filho para escola e busca a filha da escola, e faz isso e vai para o consultório e vai para o escritório e às vezes na hora do seu almoço ou no final do dia,  elas vão nos procurar para fazer estética e sabe o que essa mulher quer? Conversar, ela quer falar de outras coisas, ela quer se abrir, não é assim que a gente vive e vivência dentro da Clínica estetica? a gente sabe histórias de gerações daquela pessoa, se você deu essa oportunidade, criou essa base de relacionamento, para ela confiar em você, você ganhou ali em uma grande amiga, uma grande cliente, Você começa a fidelizar essa pessoa, ela quer o resultado? quer. Mas antes gente de qualquer resultado, ela quer estar com você, ela fala assim: inventa outro tratamento, eu já rodei, já fiz tudo que você tem aqui dentro, agora inventa, vai pro congresso, traz outro creme, trás outro aparelho de estética, mas de você eu não quero largar, vocês já ouviram isso? eu tenho certeza.
    E porque? você construiu o relacionamento, então elas não buscam Cosméticos de última geração,
    não buscam tecnologias, não buscam diplomas, ela não está preocupada se você tem mestrado, doutorado, pós-graduação em estetica, cosmetologia, ela quer se relacionar com você, porque às vezes a mulher vai para casa, aí tem que dar conta de casa, tem que cuidar dos filhos, não tem um parceiro às vezes para conversar e ela passou o dia dela, 24 horas sem falar dela, e nós mulheres temos essa necessidade de falar, de falar dos nossos problemas, de falar do nosso dia a dia e estejam preparada, porque às vezes você vai ser essa pessoa que ela vai encontrar para poder falar.

    Primeiro segredo anotem aí:  relacionamento, Ok?

    Segredo do Sucesso Número 2: Criatividade

    Profissional que não é criativo, começa a ficar fora do mercado. criatividade é ter ideias, é ler, buscar na internet, o que que você está fazendo em Portugal, na Itália, França, copia o nome, repensa, cria, né? eu vou dar um exemplo:

    Todo mundo em Vitória, estava fazendo peeling mandélico, era o auge do peeling mandelico e a gente sabe que o peeling mandélico é tirado das Amêndoas amargas.

    Eu lancei então um Peeling em 2006, ficou famoso em Vitória, rendeu matéria no jornal, na TV, que era o peeling das Amêndoas amargas e eu ainda servia amêndoas para a cliente comer, ou seja, eu fazia o que todo mundo fazia, só que eu falei de uma forma diferente, isso é criatividade, é batizar os seus protocolos com o nome personalizado, se você tem algo que dá super certo, crie um nome, não precisa criar tratamento emagrecedor, mas cria lá um nome para o seu tratamento emagrecedor, começa a fazer um marketing em cima disso, Isso é criatividade.

    Mas atenção, voce precisará Superar críticas, porque quando você é criativo. as pessoas vão faler, já vem fulano com mais um frufru, ó lá inventando moda e vocês vão ter que passar por cima disso tudo, superar críticas é assim com meu Peeling 3D, é assim com o método Acnyn, as pessoas ihh lá mais um frufru, não há problemas, eu acredito naquilo que eu criei, Então você tem que está preparada para superar essas críticas, elaborar ações e campanhas e trabalhar em cima da sua grande ideia.

    Gente se você não se considera uma pessoa criativa, mas eu acredito que a criatividade ela está Adormecida dentro de cada um, basta apenas aflorar, vamos buscar, buscar na internet, buscar com amigos buscar com agências, vamos investir na nossa profissão para trazer para o nosso negócio esse conceito de criatividade.

    Então para viver uma vida criativa devemos perder o medo de errar, olha essa frase. Muitos de vocês não acreditam nas ideias, diz assim nossa, mas essa ideia é a maior besteira, acredita, aposta nela, batiza, dá um nome, e não tenha medo de errar, e se errar Edivana, faça, tente de novo, faça de novo, refaça, até chegar no sucesso.

    Eu trouxe alguns exemplos de ideias que eu tive, o projeto decidi emagrecer, né? que é um programa de emagrecimento delivery, uma coisa super inovadora, o método Acnyn no tratamento de acne, o pelling 3D, a massagem Maxlipo e muitas outras ideias que já passam pela minha cabeça e que eu vou tirar do papel e vou executar, sem medo de errar.

     

    Segredo do Sucesso Número 3: Qualidade.

    Não adianta ter uma grande ideia e não trabalhar focado em qualidade, eu falo qualidade no teu atendimento, na tua postura profissional, na tua vestimenta, qualidade nos produtos que você vai escolher para ser os seus grandes parceiros, qualidade nos seus aparelhos, você tem que focar muito isso, né? procurar produtos com registro na Anvisa, que tem estudos e comprovações científicas, ter um serviço prestado de qualidade, a higienização, a ambientação da tua Clínica, a tua recepcionista, como é que ela tem abordado? como é que ela tem atendido o telefone? Qual é a qualidade no teu atendimento? Ás vezes você está aí criticando a tua secretária, mas você nunca treinou sua secretária, você nunca disse para ela como que ela deveria atender o telefone, como que ela deveria passar as informações que você gostaria. Uma das palavras que a gente vai ver se chama treinamento, se eu quero um negócio de sucesso, eu tenho que ter uma equipe alinhada, treinada, capacitada a fazer aquilo que eu foquei, da forma como eu gostaria que elas fizessem, pensem nisso.

     

    Segredo do Sucesso Número 4: Argumentos científicos

    O que, que eu quero dizer com isso? Você  é uma profissional de estética, você não pode nem usar termos, vamos dar o exemplo: ahhh cliente, realmente a tua bunda está muito mole, não dá, não dá para usar esse tipo de termo com seu cliente, mas também se você chega e fala assim: Nossa, a senhora está com uma ptose glutea grau 3, ela também vai ficar: meu Deus o que, que essa mulher está falando?

    Então nós vamos ter que equilibrar e eu costumo, eu uso muito isso como professora dentro da sala de aula, é usar o termo científico traduzindo. Olha querida, realmente você está com muita fibra edema gelóide, a sua celulite, Olha já traduzi, sua celulite está no estágio avançado, Mas não se preocupe, nós temos tratamento, né? Falar de colágeno, falar do dimetil Amino etanol que é o Dmae, se vocês não usar, Eu percebo que os profissionais que começam a falar no linguajar um pouco mais técnico, encantar o cliente, ele passa para ele uma segurança, ohhh, essa dai entende, essa senti firmeza, ela fala o termo popular, mas eu vejo que ela é uma pessoa engajada nos termos, é uma pessoa estudiosa, a gente aparenta isso, isso traz segurança para o nosso cliente, então pensem nisso, corrijam o linguajar de vocês,  né? Não precisa ser nada tão rebuscado, elaborado, mas também não pode ser tão simples, tão vulgar.

     

    Segredo do Sucesso Número 5: Marketing Pessoal

    Vamos para o nosso quinto segredo do Sucesso que é o marketing pessoal. Gente vocês não falam de vocês, sabe porque que vocês não falam? porque Nós aprendemos desde criança que falar da gente é prepotência, é arrogância, essa pessoa não é humilde e vocês deixam de fazer um marketing de vocês, gente se vocês não se acharem boas competentes, excelentes no que faz, quem é que vai achar? Vocês andam com cartão de visita de vocês na bolsa? no bolso da calça jeans? Gente não percam uma oportunidade dentro do elevador, entrou no elevador, tem quatro pessoas, todo mundo assim quieto, olhando para cara um do outro, tira o cartão na hora, da licença, tá aqui, eu sou Edivânia, sou esteticista, fisioterapeuta, se precisar de algum serviço, nossa, nessa hora eu já ouvi tanto suspiro,poxa, legal, nossa, é mesmo? você mora aqui no meu prédio, eu não sabia, faça uma pesquisa, você que mora em um prédio, quantos andares têm? todas as pessoas do teu prédio sabem  com o que, que você trabalha? o que você faz? os seus vizinhos do lado direito, esquerdo sabe? a padaria que você vai todos os dias sabe? Aquela loja da tua amiga que você pega lá em consignação direto ou Compra lá direto ela sabe do que você faz? você já deixou os cartões lá? Gente, abram a boca. Não adianta fazer a melhor coisa desse mundo e ninguém ficar sabendo disso, edivana pelo amor de Deus me ajuda, eu tô alugando criolipolise, alto investimento, eu comprei agora 20.000 de máquinas eu comprei e eu não tô conseguindo público e eu minha pergunta.

    Qual é o marketing que você fez? não, nenhum. Como é que as pessoas vão saber o que você tem? O melhor de vocês, como é que elas vão saber? Não sabe e tudo tem que partir de marketing pessoal, a tua imagem, as suas vestimentas  como você se comporta no bar  na  rua, como é que você tá andando e circulando no shopping, tudo isso  gente, nós somos vistos 24 horas, você não precisa estar com a pele Impecável, você não precisa estar nos padrões de beleza, de magreza que o mercado dita, mas você pode e deve estar elegante, arrumada, apresentável, simpática, isso é o seu marketing pessoal, falam assim, olha aquela lá que faz drenagem comigo, aquela lá é que eu faço o tratamento de pele, cuidem disso, começa a investir no marketing pessoal, contratar empresas para fazer consultoria para vocês, colocar vocês na mídia, Isso é investimento, é aquilo que eu falei no início, é perder para ganhar, ok? então fica o quinto segredo de Sucesso: marketing pessoal, que é o esforço que se faz para construir uma marca, e têm muita gente que acha que a marca, é só o logom eu encaro marca, como seu nome, aquilo que você vai marcar na vida de alguém, das pessoas lembrarem de você e falar assim, Nossa eu tenho que juntar o dinheiro, eu tenho que voltar lá na Edivânia, não sei como, eu vou juntar o dinheiro, mas eu tenho que fazer aquela massagem de novo com ela, não pode ser com outro, você conseguiu que o objetivo, que é marcar a vida das pessoas, então marcar o cliente, é deixar marca, traço, sinais da tua presença, da tua atuação, nem que seja o seu cheiro, a pessoa entrar no lugar e falar:  Nossa esse perfume, Pera aí, ahhh é da minha esteticista, olha que legal você marcou essa pessoa de alguma maneira, tá certo?

    O marketing pessoal trabalha no condicionamento mental dos outros em relação à nós, Olha que legal essa frase eu posso, você pode fazer o outro pensar de você o que você quer, você pode passar para qualquer pessoa, uma imagem de coitadinha, de mal sucedida, de que está vendendo o almoço para cobrar janta e vice-versa, como você pode passar uma imagem de uma profissional muito bem-sucedida, de uma pessoa feliz, capacitada, você pode passar uma imagem da melhor profissional do bairro e da região, sem precisar falar, isso é marketing pessoal e existe treinamento, existe começar, é só começar e vocês vão ver que é fácil, uma coisa muito séria, você nunca tem uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão, o cliente chegou, mais difícil foi ele chegar na Clínica e ele chegou, está ali na tua frente, na avaliação, e aí você está com pressa, você está cansada, você atendeu o dia inteiro, seu jaleco amassado, seu cabelo enrolado com uma caneta, e aí você, esse cliente não tem culpa gente do horário que você marcou avaliação dele, você tem que estar Impecável, seja 7 horas da manhã às 10 horas da noite, é o teu primeiro contato com ele ou você mostra neste momento que é competente, que é inteligente, que sabe o que faz ou então você não vai ter a segunda chance, essa pessoa vai embora e vai falar assim: ah eu não me senti muito segura, ela gagueja muito, nossa pessoa mal-humorada, me atendeu assim, mais ou menos de qualquer jeito, acabou gente, porque a primeira imagem é a que fica, cuidado com seu marketing pessoal, ele não pode ser nem exagerado e também não pode deixar de existir, e aí eu entro num dos pontos que para mim, é um dos grandes segredos e que vocês falham demais que é o momento da avaliação.

     

    Segredo do Sucesso Número 6: Momento da Avaliação

    Muitos de vocês marcam uma avaliação é primeiro contato com o cliente, primeira vez que você vai ver, ele entra ali e você faz 10 minutinhos, um bate-papo informal, ahh sim, tenho esse tratamento, elabora o preço, vende e aí você não viveu, não vivenciou o primeiro segredo que eu falei que se chama relacionamento, você não construiu um relacionamento naqueles 10 minutos, gastem gente 30, 40 minutos na avaliação, preencha aquela ficha e aí o que, que eu ensino para minhas alunas?

    Você está lá com a ficha de anamnese, tem assim: casada: sim. Tem sim e não e você marca o X. tem filho? sim. quantos? dois. mora aonde? é hipertenso? sim ou não. diabetes? fica uma coisa mecânica, robotizada, sim, não, sim, não e você não constrói esse relacionamento. Vamos fazer o contrário? ao cliente chega, Vou perguntar, a senhora é casada? sim. quanto tempo? Ha 15 anos, Nossa Senhora é uma heroína, eu tiro o chapéu para senhora, já tô no segundo, pensando em ir pro terceiro o casamento, você já começa a quebrar o gelo, você já começa a brincar com teu cliente, mostrar que você é um ser humano igual a ele, você não está num patamar mais elevado, tem filhos? tenho. dois. É o que, é um casalzinho? é um menino e uma menina, qual o nome deles? aí eu também tenho duas, eu tenho a Valentina e a  Antonella, Nossa ser mãe é bom demais, né? cansa, da um trabalho, tem hora que a gente quer sumir, Olha só, isso não fazia parte da minha avaliação, Mas isso é construir um relacionamento, falar da diabetes, falar da obesidade, Nossa olha eu sei o que a senhora está passando, daqui a pouquinho já pego na mão, fica assim não eu também já passei por isso e já sofri demais com isso, se tiver que rir, rir, se tiver que chorar, chorar junto, se tiver que contar uma piada, mas interaja, envolva  ele ali, a simpatia, se relacione, ela vai falar assim no final para você, eu tenho certeza:

    Olha está um pouquinho além do teu orçamento, mas eu vou dar um jeito, eu gostei de você, eu quero fazer o tratamento com você, e ela vai arrumar um jeito, uma forma de estar com você, não porque você usa marca da empresa x, não porque você tem a tecnologia y, mas, porque ela gostou de você e mulher é um bicho muito doido gente, mulher se não existir essa simpatia, esse envolvimento, ela vai embora mesmo, e ainda vai metendo o pau em vocês, falando mal do seu negócio, do teu cabelo, da tua unha, falando de tudo ou você se envolve com ela no momento da tua avaliação e cria esse relacionamento, ou então você perde ali porque a gente não tem a segunda chance, ok? 

     

    Segredo do Sucesso Número 7: Ter objetivos e metas.

    Isso eu aprendi desde pequena, você tem que ter objetivos na vida, foi o que eu falei lá no início da nossa aula, onde eu quero chegar, quando, como, eu quero lançar uma pergunta para vocês:

    Como vocês querem estar, aonde, daqui 5 anos?  Você já traçou isso? Vamos aplicar isso dentro da nossa Clínica, quantas clientes você quer atender nesse mês,  quantas por semana, quantas por dia, você já traçou esse objetivo? mas tem que traçar, tem que anotar, ficar bem na sua frente para você não se boicotar, porque a gente tem mania de se boicotar, então traçar metas, traçar objetivos, gente, isso nos leva a um foco, a gente vai começar a se movimentar e eu até brinco e falo assim:

    Em vez de no horário vago ir lá e deitar na maca, tirar aquele soninho, descansar um pouquinho, se você tem uma meta, têm um objetivo, tu vais pegar o telefone, você vai fazer ligações, vai fazer ativo, você vaie elaborar  ações, uma promoção do mês, isso é importante, senta lá amanhã na tua Clínica e foca, baseado também nas suas despesas: Quanto você quer produzir nesse mês para cobrir as suas despesas?

     

    Quanto você quer retirar esse mês? traça gente, desenha isso, cola isso no seu guarda roupa,a na sua geladeira e foca, cria ações,  também não adianta só traçar e ficar de braços cruzados esperando o telefone tocar, esperando alguém descobrir que você existe para fazer uma matéria com você, nos temos que correr atrás das nossas estratégias, dos nossos objetivos. Então esse é o nosso a sétima dica de sucesso, o nosso sétimo segredo. 

     

    Segredo do Sucesso Número 8: Comunicar

    Não adianta fazer a melhor coisa do mundo e ninguém ficar sabendo disso, isso envolve desde o teu marketing pessoal até o marketing que vocês vão ter que investir, seja numa placa melhor de rua, seja no panfleto para comunicar, uma ação, uma novidade, o nome diferente do teu programa de tratamento, seja contratar uma assessoria de imprensa, uma assessoria de marketing, às vezes vocês criam lá, voces tem um negócio tão bonito, tão bacana E vocês criam algumas Artes tão simples para divulgar o negócio de vocês no Facebook e Vocês poderiam estar contratando um designer para fazer isso, é perder para ganhar, Mas qual é a forma? Como que você quer aparecer hoje no mercado? Como é que você quer posicionar o teu negócio? para Que tipo de Público Consumidor? Que impressão você quer causar para as pessoas que estão passando na rua, para aqueles que vão ver a tua imagem num site, no Face, no teu insta? Então começa a pensar em investir, mais investir com estratégias e às vezes eu chego nas consultorias nas clínicas e eu pego lá assim, aquele panfleto, a pessoa fala assim Edivana, mas eu já investir 20 mil e propaganda, deixa  eu dar uma olhada nas propagandas que você fez e eu pego aquele panfleto contaminado de informações que qualquer passante de rua pegaria o papel e falaria nossa, e embola e joga fora, e realmente o teu marketing foi pro lixo, agora qual é a informação que o leitor quer ler? O que é que ele quer ouvir? É isso que você tem que pensar, frases estratégicas, ações estratégicas, não adianta poluir, então quando você cria isso, às vezes você não consegue sozinho, aí você vai ter que pagar para quem faz isso, tem gente que estudou para isso, porque não? Porque não investir? Então esse é um nosso oitavo segredo de sucesso 

     

     

    Segredo do Sucesso Número 9: Resultado

    Se você não for um profissional focado em resultado, não adianta investir em marketing, propaganda, você vai se queimar no mercado, você diz lá que tem excelente máquina, paga um horror de locação, cobra um horror pelo pela seção, pelo dia, e aí esse cliente não tem resultado, do quê adiantou? Do que adiantou todo o marketing pessoal, do que adiantou todo o marketing, de investimento de uma empresa, de um terceiro, se você não foca em resultado e gente focar em resultado, são muitos parâmetros que envolve focar em resultado, por exemplo, investir em conhecimento, infelizmente nós vivemos no país do famoso jeitinho, as pessoas querem atalhos para o sucesso, não querem pagar por um bom curso, não querem investir em livros, não querem investir em congresso,  tudo é muito caro e às vezes o que eu vejo profissionais que locam uma máquina, tem 10, 20 clientes por dia de uma seção razoavelmente considerável, ganho por dia o horror de dinheiro, mas quando tem que investir no curso, acha caro, quer dizer um profissional estuda, pesquisa, para passar um conhecimento, uma estratégia de negócio para vocês e ele vai ganhar uma única vez com você, você não vai fazer o mesmo curso cinco vezes com o mesmo profissional, e no entanto esse conhecimento que esse professor está passando, você vai ganhar para o resto da sua vida, então eu prezo muito isso, enfatizo muito isso com os meus alunos. de se você for profissional focado em resultados, você nem precisa gastar com marketing, nós temos hoje gente o maior fofoqueiro gratuito do mundo que se chama Facebook, posta suas fotos lá de melasma antes e depois de emagrecimento, de celulite, de mão, de pés do que for, posta tendo resultados, o que tem de comentários, de compartilhamentos, de pessoas, o seu telefone e não vai parar de tocar, então agora para focar em resultados não é foco só nas máquinas, não é Foco em protocolos prontos, nós temos uma geração de protocoleiros hoje que querem receitinha de bolo pronta, nos Temos que pensar que cada corpo é um indivíduo sozinho, particular, tem as suas culturas, os seus atos e costumes, não dá para seguir a mesma receita de bolo.

    Profissional que só Visa o lucro, não foca em resultado, ele vende aquilo ali prontinho, precisa daquele dinheiro para pagar suas contas no final do mês e não está preocupado com a vida do outro, com aquela pessoa que entrou ali com uma baixa autoestima que vocês podem destruir muito mais, não estão preocupados com o de onde essa pessoa está tirando o dinheiro gente, para poder pagar vocês, eu já tive cliente super humilde de falar assim edivana, eu estou tirando do leite do meu filho e eu falo meu Deus, me deu peso na consciência, eu dei at[e um desconto diferenciado, me deu vontade de dar o tratamento para ela, porque era uma pessoa super humilde, simples que ia pegar o seu ganha-pão do dia a dia para poder pagar e tentar resolver algo que trazia baixa autoestima para ela e às vezes nós estamos brincando com essas vidas, né? vários pacotes para a mesma finalidade, isso não é focar resultados, quando você foca em resultado, você cria o seu tratamento de sucesso, você sabe que se combinar aquele aparelho com aquele, com aquele cosmético, com aquela técnica de massagem é o que dar o melhor resultado, porque vender outras coisas que não dão, junta, cria o teu programa de sucesso e vende ele, tenta convencer de que aquele é o melhor plano, que você tem que com aquilo ali você garante um resultado, que qualquer coisa que ela queira tirar dali vai comprometer, que seja a velocidade, quanto à qualidade dos resultados, mas um profissional que é focado hoje em resultado, ele estuda, ele investe, ele faz sacrifícios pessoais, financeiros e familiares,  ele tem um comprometimento, ele tem um compromisso com aquele cliente, sabe com uma baixa autoestima dele, com o sacrifício pessoal deste cliente que está fazendo para estar conosco, a gente foca em tratamento por dentro e por fora, eu vou tentar misturar tudo que eu tenho aqui para tentar dar o resultado, eu tenho esse compromisso, eu tenho, vendi isso, Se vocês forem profissionais focados em resultados não tem como dar errado, o sucesso ele vem assim muito rápido para vocês.

     

    Segredo do Sucesso Número 10: Ética

    E aí nós vamos para décimo segredo do sucesso de um profissional de estética que se chama a ética e a palavra ética ela não é só da área da estética, ela é em toda profissão do mundo, é em todas as áreas, em todos os segmentos, corporativos, deve haver a ética e a gente fala hoje de uma profissão onde isso quase está extinto, banido, nós vemos concorrência desleal, uma clínica falando da outra, ao invés de exaltar os seus pontos, fortes, Ah não a minha limpeza de pele, ela é assim, ela usa produtos maravilhosos,com registro na anvisa, eu respeito as normas de biossegurança, eu tô dentro dos padrões da Anvisa, o ambiente climatizado, aromatizados, exalte os seus pontos positivos, mas não, o profissional Hoje ele tenta derrubar o do outro, em vez de exaltar o teu tratamento, ele começa: a mais o fulano, cuidado, fulano usa tudo contaminado, fulano está queimando todo mundo, fulano, isso não é ética, não existe a ética entre os colegas, entre os profissionais, os docentes, os professores, você ve instituições de ensino superior, professor sai da sala de aula falando que A é excelente para celulite, aí o professor, entra na segunda  e diz  não a gente que A, isso é passado, Isso não existe não, o professor está enganado, é o B, a gente vê essa falta de ética, seja professores, seja entre os profissionais, lá na ponta nas suas clínicas, a gente vê entre as empresas concorrentes, um tentando, né? Desmoralizar, diminuir o outro, para exaltar, seja teu aparelho, seja o teu produto, e aí gente, para mim tudo isso só mostra e revela a personalidade e o caráter daquela empresa, daquele profissional, daquele professor, daquela pessoa, eu já começo a selecionar e filtrar quem eu quero como Parceiro, quem eu quero como docente, que curso que eu quero fazer,  eu já começo o filtro que Clínica eu quero frequentar, Porque é falta de ética Tem que servir para isso, para mostrar a cara dessas pessoas para vocês, vocês terem esse feeling, essa  percepção, ética fala de moral, fala de uma dimensão de Justiça, de plano, fala de relações humanas, então ninguém precisa para crescer, puxar o tapete do outro, ninguém precisa diminuir o outro para crescer, há espaço sim, há espaço, há uma carência muito grande no mercado hoje de bons profissionais, de profissionais que focam resultados, de profissionais éticos e comprometido e esse é o décimo segredo, para de falar de todos, de tudo, se preocupa com seu Instagram, se preocupa com seu Facebook, não tem tempo gente para ficar navegando, para ver o que que os outros estão fazendo, criticando, foca em você, se vocês pararem para traçar estratégias, planos, ações, para criar e desenvolver o teu negócio, vocês não vão ter nem tempo de entrar no Face de ninguém, não há, é tudo tão corrido, então foque isso, ética respeito, respeito ao seu paciente, ahh, a ética também dentro da Clínica, o cliente acabou de abrir, de confessar para você ali as maiores profundezas da sua alma, o cliente vai embora entra o outro, está vendo fulano aí, acabou de fazer isso, isso, isso, então a ética em todos os segmentos que rege ali, que norteia a estética.

     

    Segredo do Sucesso Número 11: Evite a Sobrecarga de Funções



    Vamos para o nosso décimo primeiro segredo do sucesso do profissional de estética que é sobrecarga de funções, Ah isso eu tenho certeza que vocês não vivem, né? e a frase você não é polvo, gente enquanto eu vivi isso profissionalmente, achando que eu podia dar conta de tudo, eu acabava não fazendo nada bem feito, trabalhava em qual uma condenada de 7 horas da manhã às 10 horas da noite e quando fechava o caixa, mal pagava as contas e nunca sobrava para ter qualidade de vida, então assim ninguém trabalha para fazer filantropia, todo mundo quer ter qualidade de vida, todo mundo quer conquistar as suas coisas, todo mundo quer ir ao encontro dos seus sonhos, só que o que,que é sobrecarga de função? às vezes por economias, por medo de contratar outras pessoas, você é a que abre a porta da Clínica, é a que agenda cliente, é a  que tá lá dentro no operacional fazendo o aparelho e a massagem, atendendo o telefone porque não tem ninguém na recepção,  a cliente sai  e você recebe dela, você paga, fecha a porta, você é a faxineira da Clínica, sai limpando, organizando tudo, eu tenho que levar as roupas para casa para poder lavar, tem que pensar no Marketing do teu negócio, né?

    O que é que eu vou criar aqui, aí eu não sei mexer no PowerPoint, eu não sei mexer em nada, e faz um negócio muito mal feito, você é financeiro, você é o administrativo, você é tudo e no fundo, você não é nada, você acaba não crescendo, você acaba não se desenvolvendo como profissional, seu trabalho não consegue ser visto, mas você tá lá ralando, quando eu entendi isso, que eu precisava de gente do meu lado, quando eu precisava de pessoas, quando eu precisava investir o meu sonho em outras pessoas, sejam estagiárias, sabe pessoas colocando o dinheiro também para trabalhar para mim, você e se desafoga de um lado e começa a contruir um outro tipo de relacionamento de trabalho, queridos vocês não são burros, Vocês não tem que dar conta de tudo, a faculdade, o curso, não nos prepara para ser gerentes, para ser administrativos, para ser marketing, para ser telemarketing, não nos prepara e você vai precisar de pessoas capacitadas cada um no seu segmento para te ajudar nesse processo de crescimento e de sucesso, Ok? Então, assim, reveja, revejam prioridades, façam cálculos, quem eu preciso nesse momento para me desafogar, tirar esse peso de cima de mim e vocês vão começar a sobrar tempo para investir em outras coisas, em mais cursos, em mais congressos, porque você não vai dar conta tudo sozinha.

     

    Segredo do Sucesso Número 12: Ter Deus no Coração

    E por último eu quero falar que na minha opinião, o último segredo do sucesso é ter Deus no coração, independente da sua religião, eu acho que fé é algo que tem que nos mover, acreditar em algo, ter pensamento positivo, né? acordar todos os dias acreditando que hoje vai ser melhor que ontem, e não importa aquelas Críticas, não importa as pedradas, não importa as dificuldades, se o cliente desmarcou e não veio, se, se aquela conta está para pagar, você tem que acreditar, você tem que ter fé, e para mim um dos grandes diferenciais da minha carreira, na minha profissão é justamente isso,  esse pensamento positivo, é esse acreditar todos os dias que Deus me capacitou, de que ele tem o melhor para, né? de que eu sou capaz de enfrentar e superar tudo e todos para que a gente possa construir uma profissão mais digna, para que a gente possa construir a nossa carreira de sucesso.

     

    Então eu quero deixar aqui os 12 Segredos profissionais para vocês, uma reflexão que tudo que tem realmente algum valor nas nossas vidas, requerem esforços disciplinados durante um certo período de tempo, não existem atalhos ou passagens secretas para o sucesso duradouro e as pessoas querem atalhos, querem buracos, querem fendas, não querem sacrifícios, outra coisa que eu aprendi Gente ninguém tem sucesso recém-formado, é muito difícil.

    Se você ai tem 2 anos, 3 anos de profissão, gente eu vou dar uma notícia que eu não sei se é bom, ou se é um consolo, ou se é ruim, mas o teu sucesso,  ele vai começar acontecer no seu décimo ano de profissão, até lá a gente cai, erra, levanta, amadurece, aprende, a pensar sozinho nos protocolos, Mistura isso com aquilo ver o que que dá certo e  o que dá errado, até que chega no ponto da maturidade, essa maturidade vem acompanhada dessa experiência, dos erros e acertos, começa a te trazer uma visão diferente de negócio, começa a trazer uma visão diferente de pessoas, começa a trazer uma visão diferente de empreendedorismo e isso às vezes você está na mesma situação, mas esse olhar diferente já te impulsiona para um caminho de sucesso e lá 10 anos, imatura, despreparada, insegura, sem tanta experiência, era um Bicho de Sete Cabeças, mas que hoje você sabe enfrentar e lidar naturalmente com isso, quantas profissionais eu conheço de sucesso, mas que eu vejo que conseguiram esse sucesso depois de 8, 1,0 12 anos de profissão, eu sinto esse momento hoje meu profissional de sucesso, não que eu nunca tive sucesso ao longo da minha profissão, mas ele veio Quando? depois de 10, 12 anos de profissão.

     

    Então fica de consolo, você está no caminho certo, continue trabalhando. Corrija alguns dos Segredos desta palestra de hoje para poder você começar a trilhar o caminho correto e não se desviar desse caminho, tá? E crescer, reproduzir, envelhecer faz parte da nossa vida, nós temos uma única chance, um único momento para marcar a vida dos nossos clientes,  para fazer e ser diferente.

     

    Eu espero que essa palestra possa ter contribuído e venha contribuir de alguma forma bem significante na vida de cada um, nem que seja um dos Segredos, você trabalhar isso na sua vida pessoal,  trabalhar isso na sua vida profissional e quem sabe amanhã ou depois a gente se encontra aí você vai poder compartilhar comigo edivana, aquele dia ouvindo sua palestra, aquele segredo, eu resolvi mudar, eu acreditei nele  e de fato aquilo marcou e mudou a minha vida, eu quero agradecer a atenção de vocês de estar aqui ouvindo um pouquinho da minha experiência e do meu trabalho e que Deus abençoe vocês.

     

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